Páginas

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

OS MELHORES FILMES DOS ANOS 80 - 11/51

Ficheiro:Fúria de Titãs (1981).jpg


clashofthetitanscracken.jpg



FÚRIA DE TITÃS


Nossa, clássico total. Foi meu segundo contato de verdade com a mitologia, pois o Monteiro Lobato já havia dado uma ajuda neste sentido no Sítio do Pica-pau Amarelo. Mas reconheço que ver o pégaso, ver o kraken, Zeus, Hera… Cérbero… Muito bom mesmo. Os efeitos são sensacionais, num tempo que não tinha 3d. O Ray Harryhausen fazia os monstros em stop motion. Inesquecível a medusa em forma de cobra rastejando nas profundezas do inferno.Triste foi estudar a mitologia na faculdade e ver que o filme era uma salada mista de varias tragédias gregas. Com varias imprecisões e licenças poéticas. Mas o que vale mesmo é que deu um filmaço. Este está no top 3 dos mais clássicos da Sessão da Tarde, né?





Clash of the Titans (1981)



Clash of the Titans (Fúria de Titãs) é um filme britânico de fantasia baseado no mito de Perseu, da mitologia grega. No filme, a técnica de animação em stop motion é usada em larga escala para animar diversos monstros que aparecem no desenrolar da história. As criaturas criadas para o filme e sua animação ficaram a cargo do perito na animação em stop motion, Ray Harryhausen, que aposentou-se pouco tempo depois da estréia deste filme.
Sinopse
O rei Acrísio de Argos expressa sua raiva com relação a Zeus por ter engravidado sua filha, a princesa Dânae, lançando-a ao mar, em uma arca de madeira, juntamente com o filho de sua união com Zeus, Perseu. Despercebida por todos, uma pequena ave branca presencia toda a cena. Esta ave é, na verdade, o deus Poseidon, que voa até ao Olimpo e informa Zeus da traição de Acrisio. Zeus ordena que Poseidon liberte o Titã Kraken para que destrua Argos, inundando toda a cidade com o mar. Enquanto Argos é completamente destruída, Danae e Perseu aportam sãos e salvos na ilha de Sérifo, onde vivem felizes até Perseu tornar-se adulto.

Calibos - o filho mimado de Tétis, deusa dos mares - era o jovem escolhido para casar-se com a Princesa Andrômeda, filha da Rainha Cassiopéia, herdeira da rica cidade de Joppa e, eventualmente, de toda a Fenícia. Zeus confia a Calibos a proteção dos poços da Lua; ao invés disso, Calibos caça, aprisiona e mata tudo o que vive por lá, incluindo os rebanhos sagrados e os cavalos alados de Zeus, com exceção do cavalo alado Pégaso. Por punição, Zeus transforma Calibos em um monstro, forçando-o a viver como um pária por pântanos e brejos. Tétis, furiosa pelo destino do filho, decide que, se o filho não pode desposar Andrômeda, então nenhum outro homem o fará.

Perseu é trazido por Tetis de sua ilha natal para Joppa. Ele fica sabendo sobre Andromeda e seu drama: ela não pode casar-se a menos que o pretendente responda corretamente a uma adivinhação, dada por Calibos. O pretendente que não responder corretamente ao enigma é queimado vivo, preso a uma estaca. Usando diversos presentes dados a ele pelos Deuses do Olimpo, incluindo o cavalo alado Pégaso e um capacete de indivisibilidade, dada por Atena, Perseu descobre a solução do enigma. Perseu é quase capturado por Calibos mas decepa sua mão com uma espada (outro presente divino, este dado pela deusa Afrodite).

Na próxima cerimônia de apresentação de mais um pretendente, Perseu candidata-se, responde corretamente ao enigma e apresenta a mão decepada de Calibos, ganhando a mão de Andrômeda.

No Templo de Tétis, Calibos reza para que a mãe o vingue, pela mão decepada por Perseu. Tetis avisa ao filho que nada pode fazer, já que Perseu é protegido de Zeus, mas que pode vingar-se da cidade de Joppa.

Assim, na cerimônia de casamento, realizada em seu Templo, quando a Rainha Cassiopéia atreve-se a comparar a beleza da filha à da própria deusa, Tetis enfurece-se. Sua estátua cai, quebra-se e sua cabeça ganha vida exigindo que Andromeda seja sacrificada a um monstro marinho (o Kraken), uma adição moderna ao mito (a versão grega tem Cetus como o monstro marinho), em 30 dias, e ainda mantendo-se virgem. De outro modo, o monstro destruiria Joppa.

Perseus procura por um meio de derrotar o Kraken, o último dos Titãs, uma raça de monstros anterior aos deuses. Calibos rouba Pégaso e Zeus ordena que Atena dê sua coruja a Perseu, ela, ao invés disso, pede que Hefestos construa uma coruja mecânica, chamada Bubo, como ajuda a Perseu. Bubo guia Perseu até as Bruxas Estigeanas, três velhas cegas possuindo apenas um único olho para enxergar. Perseu apodera-se do olho e obriga as bruxas a revelar que a única forma de derrotar o Kraken é através do uso da cabeça de outro monstro, a Medusa, uma das Górgonas. Medusa foi antes uma bela mulher mas, por ter-se atrevido a fazer amor com Poseidon no templo de Atena, foi punida e transformada num monstro horrível. Ao cruzar o olhar com a Medusa, qualquer mortal era convertido em pedra. Ela habitava a Ilha da Morte, alcançada através da travessia do rio Estige, no centro do mundo subterrâneo. Perseu chega até lá e mata o monstro ao cortar-lhe a cabeça, utilizando-se do reflexo refletido no interior de seu escudo, sem olhar diretamente o monstro de frente. Ao voltar, Calibos invade o acampamento de Perseu, fura o pano onde está a cabeça de medusa.Do sangue da criatura nasce escorpiões gigantes e Perseu os mata.Logo após enfrenta Calibos enquanto bubo recupera Pégaso no pântano de Calibos.

No momento em que Andromeda ia ser sacrificada ao Kraken, Perseu aparece, montando Pégaso, e transforma o último dos Titãs em pedra, utilizando a cabeça da Medusa. Perseu liberta Andrômeda e casa-se com ela. Perseu e sua Andromeda foram transformados em constelação por ordem de Zeus, bem como Pégaso e Cassiopéia.
Elenco
HARRY HAMLIN - Perseu
MAGGIE SMITH - Tétis
CLAIRE BLOOM - Hera
URSULA ANDRESS - Afrodite
PAT ROACH - Hefesto
JUDI BOWKER - Andromeda
BURGESS MEREDITH - Ammon
SIÂN PHILLIPS - Cassiopéia
LAURENCE OLIVIER - Zeus
TIM PIGOTT-SMITH - Thallo
JACK GWILLIM - Poseidon
NEIL McCARTHY - Calibos
SUSAN FLEETWOOD - Athena
VIDA TAYLOR - Danae
ELLIE NICOL-HILTON - Aura
FLORA ROBSON, ANNA MANAHAN e FREDA JACKSON - como as bruxas do Estige
Curiosidades
Foi o último trabalho de animação e efeitos especiais feito pelo mestre do gênero, Ray Harryhausen, responsável pela animação de, além deste filme, "Sinbad And The Eye Of The Tiger" (1977), "Jason And The Argonauts" (1963) e "The 7th Voyage Of Sinbad" (1958), entre muitos outros. Este foi o único em que usou assistentes. As criaturas animadas por Ray Harryhousen foi o abutre, Calibos, Pégaso, Bubo, Medusa e o Kraken.

Parte das filmagens do filme foi feita nos estúdios Pinewood onde foram rodados alguns dos filmes do agente 007, James Bond.

O Kraken não é o nome de um Titã da mitologia grega e sim um monstro da mitologia escandinava.

O ator Neil McCarthy só foi usado como Calibos em closes e tomadas de meio-corpo. Todas as outras cenas foram executadas com modelos em stop-motion.

O nome do jogo "Crash Of The Titans" é uma paródia ao nome do filme.
Remake
Um remake de "Clash Of The Titans" foi lançado em 2010, dirigido pelo diretor do filme "O Incrível Hulk" de 2008, Louis Leterrier.




Fonte: You Tube, Wikipédia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário