FlashBackMania Web Radio

segunda-feira, 1 de abril de 2013

DÉCADA DE 1970 - VISÃO GERAL







A década de 1970, ou simplesmente década de 70 ou ainda anos 70 foi o período de tempo entre 1 de janeiro de 1970 e 31 de dezembro de 1979.

Visão Geral 

Marcha a favor de Salvador Allende no Chile.




Leonid Brejnev, tendo um enorme exército e potente arsenal em suas mãos, foi um dos homens mais poderosos da década de 1970, levando a União Soviética (U.R.S.S - União das repúblicas Socialistas Soviéticas) a um novo avanço econômico. 



Richard Nixon foi presidente dos EUA durante quase toda a primeira metade da década de 1970. 




Mural dedicado à Revolução Dos Cravos em Portugal. 





Foi a época em que aconteceu a crise do petróleo, o que levou os EUA à recessão, ao mesmo tempo que economias de países como o Japãp começavam a crescer. Nesta época também surgia a defesa do meio ambiente, e houve também um crescimento das revoluções comportamentais da década anterior. Muitos a consideram a "era do individualismo". Eclodiam nesta época os movimentos músicos das discotecas e também do experimentalismo na música erudita.





Pela televisão, o mundo se tornou infinitamente menos secreto. Richard Nixon, o presidente americano deposto pelo caso Watergate, foi uma "personalidade" típica das telas de televisão dos anos 70. Sua saída do governo foi festejada pela população dos EUA e o resto do mundo acompanhou todo o escândalo "de perto", através da tela da televisão.




Guerras e política


Dá-se a Revolução Dos Cravos em Portugal (25 de abril de 1974) e a independência das então colônias portuguesas na África: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Timor-Leste também proclamou a sua independência em 1975, mas foi imediatamente invadido pela Indonésia, uma ocupação que durou até 1999.




Na União Soviética, sob a gestão neo-stalinista de Brejnev, a economia caminhava progressivamente, o que permitiu tornar o oexército vermelho o mais poderoso e influente no mundo, atemorizando os americanos, que preferiram tomar o caminho da paz, nas gestões de Richard Nixon, Gerald Ford e Jimmy Carter.




Neste período, as corrida espacial e armamentista se encerraram, dando lugar a um progresso humanístico, que visava não o interesse individual das potências, mas sim da humanidade, o período da chamada humanidade progressista. 








Em Angola e Moçambique estalaram guerras civis (a Guerra civil de Angola e a Guerra de desestabilização de Moçambique) com grande envolvimento de outros países, dentro do contexto da guerra fria. Ao mesmo tempo, intensificavam-se as lutas de libertação da Rodésia (que ascendeu à independência em 1980) e da Namíbia, que só se libertou da África do Sul com a derrocada do regime do apartheid na África do Sul, em 1990





Em vários estados democráticos, especialmente no Japão, na França e na Suécia, mas também naqueles em que vigiam regimes ditatoriais, Espanha, Grécia e países do Cone Sul, os anos 1970 foram marcados por violência política, luta armada e terrorismo de esquerda e de direita, bem como pelo endurecimento do aparato repressivo estatal. 





Termina a Guerra do Vietnã, com a derrota dos EUA e reunificação do país. 



Fonte: Wikipédia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário