FlashBackMania Web Radio

segunda-feira, 5 de março de 2012

Open Your Heart [extended remix] - MADONNA



"Open Your Heart" é uma canção da cantora e compositora americana Madonna. Foi lançada como o quarto single do seu terceiro album de estúdio "True Blue", em 12 de novembro de 1986. Desde então apareceu na compilação de 1990 "The Immaculate Collection", e na também compilação "Celebration", de 2009. Escrita originalmente como uma canção de rock and roll, Madonna a mudou para uma canção para o gênero dance-pop. A letra é uma canção de amor, sobre sentimentos inocentes que um garoto sente por uma garota e Madonna expressando seu desejo sexual.
A canção foi bem recebida pelos críticos e alcançou sucesso mundial chegando ao topo das paradas nos EUA, tornando-se o quinto single número um de Madonna na Billboard Hot 100. O videoclipe, no entanto, visualiza um conceito diferente da canção. Madonna interpreta uma dançarina exótica em um clube de peep show, que faz amizade com um garoto e depois foge do lugar. Foi criticamente aclamada por retratar uma perspectiva totalmente diferente do "olhar voyeur masculino", representando a inocência em vez de insinuações sexuais. O vídeo faz homenagens as atrizes LizaMinelli e Marlene Dietrich.
A música foi performada em duas turnês: na "Who's That Girl Tour" de 1987, e na "Blond Ambition Tour" de 1990, quando Madonna usou os famosos sutiãs cônicos. "Open Your Heart" foi regravada por outros artistas e apareceu no filme de 2002, "Crosscorads".

ESCRITA E GRAVAÇÃO
"Open Your Heart" foi originalmente uma canção de rock and roll sob o título de "Follow Your Heart" escrita para a cantora Cyndi Lauper pelos compositores Gardner Cole e Peter Rafelson, embora nunca tenha sido performada por ela. The Tempetatons também foram considerados para a canção. Seu empresário Benny Medina decidiu que queria gravar a música, mas ao saber que Madonna já havia gravado a canção, mudou de idéia. Segundo Cole, o título original era de um restaurante local de comida saudável, chamado Follow Your Heart no Vale de São Fernando, EUA. No livro The Billboard Book of Number 1 Hits de Fred Bronson, cole explica:

 "Peter e eu costumamos escrever muito rápido. É geralmente um ou dois dias para uma canção, mas por algum motivo isso realmente não nos atingiu como uma canção de sucesso. Nós não desistimos dela. Nós apenas continuamos o trabalho ao longo de um ano. Graças a Deus conseguimos. [...] Foi a primeira música que foi cortada do álbum True Blue. Isso me deixou nervoso como compositor, porque muitas vezes a primeira música que é cortada não é escrita em muito tempo. Mas a canção acabou entrando no álbum, o que abriu muitas portas para mim."

O empresário de Cole, Bennett Freed, estava trabalhando com o pessoal de Madonna e eles estavam procurando um novo material para o álbum dela. Três canções de Cole foram escolhidas para serem analisadas incluíndo "Open Your Heart". Apesar do fato de não gostar da escolha e de que não combinava exatamente com o gênero das canções que Madonna cantava naquela época, ela aceitou. Madonna gravou "Open Your Heart", alterando a letra, ganhando o crédito de co-compositora, e, juntamente com Patrick Leonard adicionou uma linha de baixo sob a música que transformou-a em uma faixa de dance-rock em vez de rock 'n roll, ogênero original. A canção foi a primeira a ser cortada do álbum True Blue e no final de 1985, finalmente, chegou ao tracklist final.

COMPOSIÇÃO

Resposta crítica

A autora Susan McClary na sua esenha da canção em Culture/power/history, disse que era mais animada do que single anterior "Live To Tell" e "o jogo de encerramento em 'Open Your Heart' cria a imagem de um orgasmo aberto—uma energia erótica que continuamente escapa de contenção. Outro autor, John Randall Taraborrelli, a considera como uma das canções mais "sinceras", comparando-a com as canções "Respect" de Aretha Franklin e "A House Is Not a Home" de Barbra Streisand. Segundo ele "era um melodia que o povo conseguia entender e se apegar a ela, o que a faz uma música pop memorável". Stephen Holden, do The New York Times comparou a canção a doce canção de amor pós-Motown. Joey Guerra do Houston Chronicle chamou a canção de "perfeita" para a pista de dança. Stephen Thomas Erlewine do Allmusic a chamou de perfeita música dance, com profundos grooves dançantes. Slant Magazine nomeou a canção como uma das mais "robustas"de Madonna. Robert Christgau disse sobre a canção, "Eu não estou dizendo que seu talento é sem prazer—a generosidade que ela exige da inesgotável "Open Your Heart" é uma via de mão dupla e muito mais.

Performance nas paradas

"Open Your Heart" debutou na posição cinqüenta e um, no fim da semana de 6 de dezembro de 1986, no Billboard Hot 100. Teve uma ascensão gradual e, posteriormente, atingiu o número um em 7 de fevereiro de 1987, tornando-se o quinto single número um de Madonna noBillboard Hot 100. O single também fez sucesso no Billboard Hot Dance Club Play, onde atingiu o número um em 14 de fevereiro de 1987. No Canadá a canção entrou na parada da RPM na posição oitenta e três em 13 de dezembro de 1986, e chegou ao pico na oitava posição em 21 de fevereiro de 1987.
Fora da América do Norte, se tornou um sucesso, entrando no top ten em diversos países europeus, incluindo o Reino Unido, Itália, Irlanda, Países Baixos, e Bélgica. No Reino Unido, a canção debutou no UK Singles Chart na oitava posição e chegou ao número quatro em 13 de dezembro de 1986. Permaneceu na parada por nove semanas, e ganhou certificado de prata pela British Phonographic Industry em 1 de dezembro de 1986. Segundo a The Official Charts Company, o single vendeu mais de 195 mil cópias. Também chegou a quarta posição na Europa, tornando-se o único single de "True Blue" a não chegar a posição máxima do European Hot 100. Na Austrália, conseguiu apenas a décima sexta posição, quebrando uma sequência de nove singles no top ten. Em outros países, como a Suíça, Áustria, Alemanha e França, ficou dentro do top 40.

Paradas (1986/1987)Melhor
posição
Austrália Australian Kent Music Report16
Áustria Austrian Singles Chart18
Bélgica Belgian VRT Top 304
Canadá Canadian RPM Singles Chart8
Países Baixos Dutch Top 407
França French Singles Chart24
Alemanha German Singles Chart17


Paradas (1986/1987)Melhor
posição
República da Irlanda Irish Singles Chart2
Itália Italian Singles Chart6
Nova Zelândia New Zealand Singles Chart12
Suíça Swiss Singles Chart11
Reino Unido UK Singles Chart4
Estados Unidos U.S. Billboard Hot 1001

VIDEOCLIPE


O videoclipe foi filmado no Echo Park, na cidade estadunidense de Los Angeles. Madonna interpreta uma dançarina exótica que faz amizade com um garoto, interpretado pelo ator Felix Howard. Originalmente, o vídeo seria dirigido pelo então marido de Madonna, Sean Penn, mas Jean-Baptiste Mondino foi quem assinou a direção, que passou a trabalhar com Madonna nos vídeos de "Justify My Love" (1990), "Human Nature" (1995), "Love Don't Ive Here Anymore" (1996), "Don't Tell Me" (2000) e "Hollywood" (2003). O vídeo foi filmado em outubro de 1986 e lançado em dezembro de 1986. Foi produzido por David Naylor e Sharon Oreck. O vídeo foi indicado a três MTV Video Music Awards na edição de 1987, mas não ganhou nenhum. Na categoria "Melhor Clipe Feminino" perdeu para outro vídeo de Madonna, "Papa Don't Preach".




ESCUTAR / LISTEN





CLIP



LETRA

I see you on the street and you walk on by
You make me wanna hang my head down and cry
If you gave me half a chance you'd see
My desire burning inside of me
But you choose to look the other way
I've had to work much harder than this
For something I want don't try to resist me



Open your heart to me, baby
I hold the lock and you hold the key
Open your heart to me, darlin'
I'll give you love if you, you turn the key



I think that you're afraid to look in my eyes
You look a little sad boy, I wonder why
I follow you around but you can't see
You're too wrapped up in yourself to notice
So you choose to look the other way
Well, I've got something to say
Don't try to run I can keep up with you
Nothing can stop me from trying, you've got to



Open your heart with the key
One is such a lonely number



Ah, ah, ah, ah
Open your heart, I'll make you love me
It's not that hard, if you just turn the key



Don't try to run I can keep up with you
Nothing can stop me from trying, you've got to



Open your heart with the key



Open your heart, I'll make you love me
It's not that hard, if you just turn the key



TRADUÇÃO
"Abra Seu Coração"



Eu te vejo na rua e você passa por mim
Você me faz querer abaixar a cabeça e chorar
Se você me desse meia chance você veria
Meus desejos queimando dentro de mim
Mas você escolhe por olhar para o outro lado
Eu tive que trabalhar muito mais duro do que isso
Por algo que eu quero. Não tente me resistir.


Abra o seu coração pra mim, baby
Eu tenho o cadeado e você tem a chave
Abra o seu coração pra mim, querido
Eu te darei amor se você, você virar a chave


Eu acho que você tem medo de olhar nos meus olhos
Você parece um pouco triste. Eu me pergunto por quê
Eu te sigo por aí, mas você não pode ver
Está envolvido demais consigo mesmo para perceber
Então você prefere olhar para o outro lado
Bem, eu tenho algo para te dizer
Não tente correr, eu posso te alcançar
Nada pode me fazer parar de tentar, você tem de


Abra o seu coração com a chave
1 é um número tão solitário


Ah, a, ah, ah
Abra seu coração, eu te farei me amar
Não é tão difícil, basta girar a chave


Não tente correr, eu posso te alcançar
Nada pode me fazer parar de tentar, você tem de


Abra seu coração com a chave


Abra seu coração, eu te farei me amar
Não é tão difícil, basta girar a chave

Fonte: 4Shared, Wikipédia, You Tube, Letras.mus.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário