FlashBackMania Web Radio

segunda-feira, 10 de junho de 2013

ANOS 60 - CURIOSIDADES - 01

o-cantor-e-guitarrista-ingles-dos-beatles-john-lennon-1252458624801_615x300-610x225



Parece incrível, mas os anos 60 exercem fascínio até sobre as gerações de hoje. Não é raro assistirmos a um show de música em que artistas usam modelitos hippies e “ressuscitam” canções ou sons daquela época. Ou, ao folhearmos uma revista de moda atual, encontrarmos vestidos tubinhos, calça de boca larga, túnicas indianas, maiôs de crochê, mochilas e sapatos inspirados nas cores valorizadas pelas tendências da moda daqueles anos.

Isso tudo talvez se explique pelo fato de os anos 60 serem identificados como a década da rebeldia, da revolução sexual e de costumes e, principalmente, da participação dos jovens na política e em todas as mudanças.

OS ANOS 60 E A JUVENTUDE BRASILEIRA

No início da década de 60, a modernização do Brasil e o desenvolvimento das telecomunicações tinham causado o crescimento das cidades e desenvolvimento de uma cultura urbana, sintonizada com os acontecimentos políticos, sociais e culturais de outros países.

O rock’n’roll e a música pop internacional conquistaram amplas parcelas da nossa juventude desde o final dos 50, influenciando posteriormente cantores e compositores da jovem guarda e do tropicalismo. Junto com a música dos Beatles e dos Rolling Stones chegavam ao País novos costumes e uma nova moda: cabelos compridos e calças justas para homens, minissaias para mulheres, o uso de drogas alucinógenas e o questionamento de valores tradicionais, como a virgindade e o casamento. A segunda metade da década de 60 foi a época do lema “Paz e Amor”, bandeira do movimento hippie.

Nos filmes do cinema novo e nas peças do Teatro de Arena e do Teatro Oficina, jovens artistas brasileiros procuravam uma nova estética que expressasse as transformações que o País vinha sofrendo, ao mesmo tempo que a televisão se tornava uma presença cada vez mais influente nos lares brasileiros.

Foi também uma década de ativa participação política da juventude. Em 1967, o guerrilheiro Ernesto “Che” Guevara foi morto na Bolívia ao tentar implantar uma guerra de guerrilhas semelhante à que tinha sido vitoriosa em Cuba em 1959.

Depois de morto, Guevara tornou-se um ídolo para os jovens brasileiros que lutavam contra o regime militar. Em 1968, os movimentos de protesto realizados por jovens (principalmente estudantes) explodiram em todo o mundo. Nos Estados Unidos, protestava-se contra a guerra do Vietname Na França os estudantes ocupavam as universidades e tentavam aliar-se aos trabalhadores para derrubar o governo. No Brasil, passeatas contestavam o poder dos militares.

A década se encerrou, no Brasil e no mundo, com um sabor de derrota para juventude: as rebeliões foram sufocadas, a guerra do Vietname continuou por mais alguns anos. Os governos conservadores ficaram mais fortes.

Será que “o sonho acabou”, como declarou o ex-beatle John Lennon em 1970, depois da dissolução do conjunto?



Fonte: http://radioprocopense.com.br/portal/?p=27


Nenhum comentário:

Postar um comentário