FlashBackMania Web Radio

sábado, 17 de setembro de 2011

CURIOSIDADES DE ANTIGAMENTE: CONGA E KIICHUTE





Nos anos 80 dois  gêneros de calçados viraram febre no Brasil inteiro: o conga e o quichute. Podemos destaca   - los hoje como ALL STAR, mas antigamente, a febre era muito maior. De tão feios eram baratos e a molecada daquela época não era muito afim não e, os que gostavam da "moda" eram metidos, segundo Ilda Rodrigues, que narra fatos dos anos 80 ao Blog do Maguila: "Lembro - me de que certa vez, minha mãe comprou duas congas, uma pra mim e outra para minha irmã. Sempre fui a 'pesuda' da família e naquela época, pouco se sabia sobre números de calçado. Minha mãe comprou um pra mim, imaginando que aquele seria meu número mas não serviu. Minha irmã ficou toda metida, com as duas congas dela". Hoje você só vai encontra um "exemplar" desse calçado em museu ou na casa de algum maluco que guarda suas coisas de infância. O conga era um calçado unissex, tanto os meninos quanto as meninas o usavam para ir para escola, e por consequência disso, usavam também nas aulas de Educação Física. Estourava então o Quichute, uma espécie de chuteira para se praticar esportes. "Muito legal poder voltar no passado e trazer boas lembranças daquela época", diz Ilda.

C O N G A

Conga é uma marca de calçado pertencente a empresa Alpargatas (São Paulo Alpargatas S.A.). Com um designer simples, o modelo básico e original tem uma sola de borracha com cores diferentes ao restante do "corpo" do calçado e suas primeiras edições eram de baixo custo, sendo adotado por escolas públicas como parte componente do uniforme.

HISTÓRIA

A marca Conga foi lançada em 1959, sendo sucesso de vendas nas década de 1960 e 1970. A marça permaneceu entre as mais vendidas durante os anos 80, porém, no início dos anos 90 a Alpargatas descontinuou este modelo. Somente em 2002 a marca foi relançada, agora com um produto fashion, voltado para o público feminino e posteriormente foi direcionado como um produto para o segmento infantil e jovem.


K I C H U T E


Kichute é um calçado, misto de tênis e chuteira, produzido no Brasil desde a década de 70 pela Alpargatas e que teve seu ápice entre os anos de 1978 e 1985, quando suas vendas ultrapassaram 9 milhões de pares anuais.

Feito de lona e solado com cravos de borracha, todo ele preto, virou mania entre os meninos, pois era usado tanto para ir à escola quanto para a prática do futebol, ainda mais depois da conquista do Brasil da Copa do Mundo de 1970. Devido ao seu grande cadarço, era comum entrelaçá-lo na canela antes de amarrá-lo, ou mesmo dar voltas nele próprio, passando pelo solado.

O produto foi lançado em 15 de junho de 1970, aproveitando o advento da Copa do Mundo do México.

Foram lançadas bolas de futebol de salão e de campo com a marca Kichute.

Com a entrada de modelos importados de tênis, suas vendas despencaram, mas o Kichute nunca deixou de ser produzido principalmente devido ao revival dos anos de 1970 e 1980 na moda. Muitos estilistas famosos estão utilizando o Kichute em suas coleções.

Em São Paulo, na década de 90, fazia parte dos uniformes dos garis da prefeitura.


O FlashBackMania espera que você tenha gostado.
Deixe sua opinião via comentário e ajude a construir um blog melhor.
Sua participação é muito importante.
Dê sua nota nesta postagem logo abaixo!!!!!
A Equipe FlashBackMania manda um forte abraço pra Karinne Sales, Elizabeth Oliveira, Juliana Rocha, Paulo, Anderson aps, Fernanda, MJ Downloads e Michael21234.

2 comentários:

  1. Eu tive um kichute que com o tempo ficou chulezento ( parecia que eu tinha um gambá dentro dele dizia minha mãe ) ele servia pra tudo mesmo, desde ir pra escola, educação física, igreja quando estava limpo, futebol de campinho de terra,etc... e quando novo a gente mostrava para os amigos que tinha ganhado um, o conga eu usei muito tempo pois era padrão do uniforme de escola assim como o guarda pó, não tenho muitas recordações dele como do kichute pois um tinha somente um uso o outro era pau pra toda obra, por assim dizer, o bamba veio depois era barato também tive vários porque quem tinha um "all star converse" era filho de rico e nós pobres mortais na época nem sonhávamos com ele, mais mesmo assim foi uma infância muito divertida mesmo, bons tempos que não voltam mais! Valeu mesmo pelo post parabéns a equipe do blog! Fui!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, que bom você ter gostado de nosso blog! Nós só temos a agradecer sua bela participação! Continue sempre participando via comentário, dando sugestões ou fazendo algum pedido referente aos anos 70 e 80. Um forte

      abraço!


      EQUIPE FLASHBACKMANIA

      Excluir