FlashBackMania Web Radio

sábado, 26 de novembro de 2011

FILMES DE ANTIGAMENTE - "As Sete Faces Do Dr. Lao"



FICHA TÉCNICA

PAÍS DE ORIGEM: EUA
ANO DE PRODUÇÃO: 1964 - cor - 100 min
DIREÇÃO: George Pal
ROTEIRO: Charles G. Finney e Charles Beaumont
GÊNERO: aventura - fantasia
IDIOMA ORIGINAL: inglês

7 Faces of Dr. Lao (br.: As Sete Faces de Dr. Lao) é um filme estadunidense de 1964 dos gênero "Aventura' e "Fantasia", dirigido por George Pal. O roteiro de Charles Beaumont adaptou o romance de fantasia de 1935 O Circo do Dr. Lao de Charles G. Finney. A história narra a visita de um circo mágico em uma pequena cidade no sudoeste dos Estados Unidos chamada Abalone, e os seus inebriantes efeitos que envolvem toda a população da cidade.

ELENCO
Tony Randall...vários personagens:
Dr. Lao, o visitante chinês
Abominável Homem das Neves
Mago Merlin
Apollonius de Tyana
Pan
Serpente gigante
Medua
Membro da assistência
Arthur O'Connel...Clint Stark, o magnata
Barbara Eden...Angela Benedict, a bibliotecária viúva
John Ericson...Ed Cunningham, o editor
Kevin Tate...Mike Benedict, o órfão
Noah Beery, Jr...Sam
Eddie Little Sky...George G. George, o índio
Royal Dano...Casey


SINOPSE

É o começo do século XX, e um misterioso homem chinês chega montando um burro em Abalone, no Arizona. De posse de um único elemento visível, um pequeno e esférico aquário ocupado por um peixe exótico. Este visitante mágico, Dr. Lao (interpretado por Tony Randall), adentra-se ao estabelecimento do editor Edward Cunningham (atuado por John Ericson), dono do jornal local, a Abalon Diary Star, e coloca um grande anúncio sobre o seu circo, que irá exibir-se em Abalone por duas noites apenas.
Apesar de ser calma, Abalone não é uma cidade pacífica; um rico fazendeiro Clint Stark (Arthur O´Connel) tem a informação privilegiada de que uma estrada de ferro está chegando à cidade, e ele está planejando para comprar o lugar, enquanto a terra é barata. Stark tem uma complicação, a oposição de Cunningham, o qual não se deixa influenciar por suas ações ‘filantrópicas’. O jovem editor é novo na cidade e pretende protegê-la de Stark, e que está também romanticamente a perseguir uma certa bibliotecária da cidade, Angela Benedict (Barbara Eden – atriz mundialmente conhecida através do seriado Jeannie É Um Gênio), uma mulher reprimida, mas adorável ainda [lamentando] a morte prematura de seu marido, e mãe de , seu único filho, que encanta-se com o circo e suas atrações.
Depois de fazer algumas investigações, Cunningham visita o lugar onde o circo foi instalado na periferia da cidade, acaba descobrindo sobre a cidade natal de Laos onde alega ter nascido e o confronta dizendo que tal lugar está desaparecido séculos atrás, assim, Lao se desvia das perguntas de Cunningham. Enquanto Lao coloca cartazes pela cidade anunciando o seu circo, ele é auxiliado pelo filho de Angela, o pequeno Mike, que descobre que o andarilho misterioso tem 7.322 anos de idade.
O circo abre as suas portas e toda a população comparece ao evento. Entre os curiosos estão incluídos uma mulher perversa e uma auto-absorvida matrona, que se apega a sua auto-imagem de uma beleza jovem. Lao usa suas muitas faces de oferecer sua sabedoria para os visitantes, apenas alguns deles tomam a atenção deste conselho. Stark assiste as atrações como Apolônio de Tiana, o vidente, e uma grande serpente, a qual percebe-se uma certa semelhança...
Mike faz amizade com o patético e cansado Merlin e Angela é despertada de sua repressão emocional pela música envolvente de Pan, um ser da politeísta mitologia grega. A aparição da Medusa faz descrente a princípio até que um incidente com uma explosiva personagem é transformada em pedra diante dos olhos de todos. Lao tenta acalmar a todos enquanto Merlin restaura a mulher ao seu estado anterior, mas com renovado espírito.
Enquanto isso, dois capangas de Stark destroem o escritório do pequeno jornal. Cunningham e seu assistente descobrem a invasão e a devastação, acabam por afogar suas mágoas em um bar, então, cambaleando, voltam afim restaurar o que sobrou, deparam-se que os danos foram todos sanados por milagre e atribuem a mágica a Lao. Eles correm para uma nova edição às pressas para impressão, que Cunningham entrega pessoalmente para Stark, para ver sua reação.
Mike vista Lao à noite e tenta conseguir um emprego, exibindo seu embaraçados malabarismo e habilidades. Lao, por sua vez oferece alguns conselhos e observações sobre o mundo, Mike não entende, e Lao afirma não entender também.
Na noite seguinte, Lao apresenta seu grand finale, uma lanterna mágica mostrando uma cidade mítica de "Woldercan", povoada por sósias da própria cidade de Abalone, é destruído quando ela sucumbe à tentação personificada por Stark. O show termina em explosões e as trevas, mas assim que as luzes da casa gradualmente voltam, os habitantes se encontram agora em uma reunião da cidade, prontos para votação sobre a proposta de Stark. A maioria rejeita a proposta de Stark, o mesmo que acaba por relatar sobre a estrada de ferro que vem prometendo fortunas para a cidadedezinha, e salienta que todos têm uma dívida de gratidão para com Lao. A golpes de tempestade de areia, todos são dispersos.
Angela confessa-se para Ed, finalmente, admitindo que ela está apaixonada por ele. Capangas do Stark, confundido pela aparente mudança da personalidade do chefe, em uma bebedeira decidem vir abaixo com circo do Lao. Infelizmente, eles quebram o aquário do mascote do Lao, libertando o peixinho, e os capangas acabam conhecendo a revelação como uma serpente do mar. Depois que são perseguidos pelo monstro, os dois bandidos fogem.Então, Mike ajuda Dr. Lao conjurar uma mágica para a besta.
No final, o circo vai embora, mas Lao deixa para Mike três bolas de madeira. Ele é capaz de manipulá-los habilmente, e a voz do Lao lembra o telespectador o que ele disse a Mike: “O Circo do Dr. Lao é a própria vida, e tudo nele é uma maravilha”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário