FlashBackMania Web Radio

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

SOM E RUÍDO - CURIOSIDADES DE ANTIGAMENTE





Ouvintes escolhem discos e fitas cassete na loja Pink'Som, em Porto Alegre. Foto: banco de dados, 07/07/1975


A King's Discos, uma das mais tradicionais lojas de discos, fechoU definitivamente as portas. Talvez nenhuma atividade comercial tenha sofrido mais o impacto das novas tecnologias do que a produção e a venda de discos.

Antes era o gramofone e depois as vitrolas: das 78 rpm às 33 rpm, passando pelos compactos de 45 rpm. Logo após, vieram os sistemas de som modulares, com receptor de rádio, amplificador e prato separados. Quem não teve um Garrard e um Gradiente LAB 70?




Toca-discos Garrard. Foto: reprodução


Paralelamente, os gravadores de som avançavam: do rolo à fita cassete. Vieram os populares 3 em 1. Chegou o revolucionário walkman e, logo, com o advento da tecnologia digital, o CD com o CD player. Mais recentemente os iPods.




Aparelho de som 3 em 1. Foto: banco de dados




Toca-fitas tipo walkman. Foto: Sony, divulgação





O que já foi mecânico, eletromecânico e eletrônico agora é eletrônico digital, ou até nanotecnológico. Quase já não existem botões que giram ou deslizam – e, com isso, foi ficando pelo caminho a competência dos mais velhos para lidar com os aparelhos contemporâneos. É tudo tão fácil, deduzível e pequeno que tudo parece estar mais difícil e inacessível.

O ostensivo deslumbramento com a tecnologia de áudio e vídeo – que se refletia nas “mesas de som” domésticas encomendadas ao Josias Studio nos anos 70/80 – virou pânico.




Exemplo de "mesa de som". Foto: Josias Studio, divulgação


Calma, gente!

O LP está voltando... e até as antigas mesas agora são invejáveis itens vintage de decoração.

Você prefere os LPs aos CDs ou aos MP3?

Fonte: http://wp.clicrbs.com.br/almanaquegaucho/2011/11/09/som-e-ruido/?topo=13,1,1,,,13http://wp.clicrbs.com.br/mundolivro/?topo=13,1,1,,,13/feed/feed/feed/atom/feed/feed/feed/page/2/page/2/feed/feed/feed/feed/page/2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário