FlashBackMania Web Radio

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

CYNDI LAUPER NOS ANOS 90 - ""atendendo a pedidos""




1989 - 1992: A Night To Remember


Após muitas brigas com a gravadora, A Night To Remember que seria lançado em 1988 com o nome de "Kidred Spirit" foi lançado. Este álbum, que foi o terceiro de Cyndi, foi lançado na primavera de 1989. O álbum não fez tanto sucesso como seus antecessores, e só obteve um grande sucesso, o mega hit I Drove All Night, no qual Cyndi recebeu uma indicação ao Grammy por Best Vocal Rock Performance e também uma outra certificação do ouro por vendas de 500 mil cópias do single nos EUA, certificado pela RIAA em Janeiro de 1990. A música foi originalmente escrita e gravada por Roy Orbison, embora sua versão só tenha sido lançada em meados de 1992, três anos depois da versão de Cyndi e quatro anos após sua morte. Ela também escreveu e produziu a maior parte do álbum. Os escritores que contribuiram com o álbum foram Desmond Child, Christina Amphlett do Divinyls, Billy Steinberg e Tom Kelly, Diane Warren, e Frank Previte. Entre os músicos convidados incluem Bootsy Collins, Larry Blackmon, Batkini Khumalo, Eric Clapton e Nile Rodgers. O vídeo de "My Firts Night Whitout You", lançado em 1989, foi um dos primeiros a ser gravado com legenda para os deficientes auditivos. A Night To Remember vendeu 500 mil cópias apenas nos EUA, faturando o disco de ouro. Em 1989 foi bem aceito pelos fãs e críticos. O álbum vendeu 6 milhões de cópias mundialmente.
As baixas vendas do álbum "A Night To Remember", uma turnê cancelado nos Estados Unidos devido à baixa venda de ingressos e as pressões da fama levaram Cyndi a se "aposentar" a partir de seu "canto". Ela visitou a América do Sul e o Japão com êxito. No Brasil foram 3 shows lotados e um foi filmado e exibido ao vivo pela Rede Globo. Porém, nunca lançado em algum tipo de mídia portátil. No Chile, Cyndi fez show para mais de 120 mil pessoas, um record de público na época.
Em 21 de julho de 1990, Cyndi se juntou a outros artistas que haviam sido convidados para o concerto histórico dos Roger Waters, "The Wall Live In Berlin, performando a canção Another Brick In The Wall, parte principal do show. Ela também cantou na música, "The Tide Is Tunning" com os Waters, Joni Mitchell, Bryan Adams, Paul Carrack e Van Morrison. Cyndi estava vestida como uma menina do colégio, referindo-se a letra da música no qual ela performou para mais de 300.000 pessoas. O show foi visto por cerca de cinco milhões de pessoas em todo o mundo.
Cyndi havia se tornado amiga íntima de Yoko Ono. Em 1990, ela participou de um concerto em homenagem a John Lennon, em Liverpool, performando uma canção dos Beatles, Hey Bulldog e também uma música de John Lennon, "Working Class Hero". O concerto foi exibido no Disney Channel. Ela também participou de um projeto desenvolvido pela Ono e por John chamada "The Peace Choir". Eles fizeram uma nova versão da canção "Give Peace A Chance", de Lennon. Ainda em 1990, Cyndi co-escreveu a canção "Paper Heart" (uma canção sobre toxicodependência).
Cyndi começa trabalharar no filme originalmente intitulado "Moon Over Miami", que mais tarde passou a se chamar "Off Running" com David Keith, Richard Belzer e David Thornton, com quem ela viria a se apaixonar, um tempo depois. O filme foi lançado na Europa, mas não ficou de fora do mercado dos EUA. Um tempo depois, o mesmo foi lançado no país. (David Wolff foi o supervisor musical do filme.) Em 24 de novembro de 1991 Cyndi e David Thornton se casaram ​​no Friends Meeting House, em Nova York. O pioneiro do Rock and Roll, Little Richard, que deixou o rock and roll por um tempo, para se tornor um ministro, realizou a cerimônia. Patti Labelle cantou "Procol Harum", clássico de "A Whiter Shade of Pale", e a avó de Cyndi foi como dama de honra ao casamento. Outros convidados incluíram Paul Rubens, mais conhecido por seu personagem Pee-Wee Herman, e John Turturro. Muitos pensavam que Cyndi iria se vestir como uma "Árvore de Natal" como de costume, mas ela acabou se casando como em um casamento tradicional, vestida de branco.
Em 1992, Cyndi contribuiu para o musical europeu "Tycoon", com duas canções. Ela conseguiu um outro hit no Top 20 Europa (que chegou a segunda posição na França, faturando um disco duplo de platina, por vendas de 250 mil cópias naquele país), com The World Is Stone, escrita por Tim Rice, Michael Berger, e Luc Plamondon. Ela também gravou "You Have To Learn To Live Alone". As duas faixas foram incluídas em uma compilação lançada nos os EUA em 2000. Cyndi também gravou "Santa Claus is Coming to Town", um dueto com Frank Sinatra, que foi lançada no álbum Very Special Christmas II. Os vocais de Sinatara foram usados a partir de sua gravação original e depois misturado com o de Cyndi no estúdio.

1993–1995: Hat Full Of Stars/Twelve Deadly Cyns... and then some


Em Junho de 1993 Cyndi lançou seu quarto álbum, Hat Full Of Stars, que abordou tópicos como homofobia, abuso conjugal, o racismo e o aborto. Apesar dos significativos Títulos - e as ótimas vendas na França e Japão, o álbum foi um fracasso de vendas nos EUA (foram vendias apenas 120 mil cópias do álbum no páis). O álbum alcançou a posição 112ª na Billboard 200, em grande parte porque o álbum sofreu com a falta de promoção. Cyndi apareceu no Howard Stern Show para promover o álbum. Ela disse que a música "Hat Full Of Stars" foi escrito como uma mensagem para David Wolff(Seu ex-marido e também ex-empresaio). O vídeo de "Who Let In The Rain" apresenta um desenho de giz de David Wolff sobre a calçada. "A Part Hate" foi escrito em colaboração com ela e seu marido, David Thornton. O vídeo de "Sally's Pigeons" tem características da então desconhecida amiga de Cyndi, no qual a música foi feita em homenagem, Julia Stiles.
Tommy Mottola, presidente da Sony Music na época, disse para Cyndi sair e fazer o que ela quisesse. Lauper quis escrever seu próprio material e parar de fazer covers. Ela escreveu algumas músicas do álbum com outras pessoas, incluindo Mary Chapin Carpenter, Ailee Willis, Nicky Holland, Tom Gray, Hugh Masekela e The Hooters. No mesmo ano, ela gravou a canção "Boys Will Be Boys", com The Hooters. A canção "Private Emotion" foi dedicada a ela pelos The Hooters. Ambas as músicas apareceram no Cd da banda Out Of Body. Cyndi também voltou a atuar, interpretando uma secretária no filme "Um Talento Muito Especial", ao lado de Nathan Lane e Michael J. Fox.
Twelve Deadly Cyns... and them some, foi lançado mundialmente em 1994 (excepto nos os EUA, onde ela foi retida até ao Verão de 1995). O álbum foi uma compilação de grandes hits, que incluiu duas faixas regravadas, "I'm Gonna Be Strong", do primeiro e único álbum da banda Blue Angel, e uma reformulação de seu primeiro grande sucesso, que ficou chamado de "(Hey Now) Girls Just Want To Have Fun". A edição japonesa do CD inclui o single "Hole In My Heart (All The Way To China)", como a faixa final. O álbum foi lançado em uma série de diferentes títulos, e teve diversas embalagens em alguns países. Twelve Deadly Cyns vendeu mais de 5 milhões de cópias no mundo inteiro (sendo 500 mil cópias destas aqui no Brasil) e Lauper deu inicio a uma turnê mundial para promover o álbum. A regravação "(Hey Now) Girls Just Wanna Have Fun" se tornou um hit mundial, especialmente na Europa, onde ficou em 4 no Reino Unido e ainda conseguiu um bom desempenho nos EUA, ficando em 87 no Hot 100. O álbum também incluiu a canção "Come On Home", que foi remixada por Junior Vasquez.
Em 1995 Cyndi começa a trabalhar em seu sexto álbum junto com sua amiga Jan Pulsford além de fazer shows pelo mundo. Com sua participação notória na série Mad About You vivendo a personagem cômica Marie Anne Lugasso, Cyndi foi indicada para dois prêmios Emmy, no qual ela ganhou um.


Sisters Of Avalon/Merry Christmas... Have A Nice Life


Passados dois anos, Cyndi lançou em dezembro de 1996 seu quinto álbum, Sisters Of Avalon. Cyndi leu o livro Ad Brumas de Avalon de Marion Zimmer Bradley. O livro conta a lenda Arturiana do ponto de vista das mulheres (a Mãe de Arthur, Guinevere, e Morgaine (Ou Morgan Le Fay). Ela achou este livro tão forte que ela leu tudo de modo que fosse grandioso. E então fez uma referência no título do álbum."Durante a Twelve Deadly Cyns Tour, Jan (Pulsford) e eu co-escrevemos uma canção chamada "Sisters of Avalon". Depois da excursão, eu falei com Steve Barnett. Nós fizemos uma grande canção que nos dá um sentimento muito bom. E quando eu contei o título, ele disse que seria agradável para o próximo álbum que o título fosse esse. Como eu e Jan somos as irmãs de coração, as Irmãs de Avalon era um título muito bom. Assim é Catherine Russell, Kat Dyson e outros colaboradores homens deste álbum". Neste trabalho, Cyndi flerta com novas influências e estilos musicais, passando pelo rock, dance, folk, jazz  e até world music. Novamente as composições são todas assinadas por Lauper, e a produção fica por conta de Cyndi Lauper, Jan Pulsford e William Wittman. Mesmo sendo um trabalho excelente e inovador, ele não emplacou, pois a vendagem foi baixa, e nem chegou a ter alguma música de sucesso. A única música a ser tocada, e pouco, nas estações de rádio, foi "You Don't Know". Suas brigas com a gravadora Sony Music foram noticiadas e a Sony mau divulgou o álbum. A música foi um sucesso nos clubes, em sua versão remix. Em 1997, Cyndi anunciou sua gravidez, e mesmo estando grávida, saiu em turnê juntamente com Tina Turner. No mesmo ano nasceu Declyn Wallace Lauper Thornthon, seu único filho.
Em 1998, Cyndi lançou o álbum natalino Merry Christmas... Have A Nice Life, que traz, além de clássicos natalinos como "Silent Night" e "Rockin' Around the Christmas Tree", e também apresenta canções da autoria de Cyndi, tais como "December Child" e uma canção de ninar feita para seu filho Declyn. Este foi o último álbum de Cyndi Lauper pela Epic Records, subsidiária da Sony Music, e após uma intensa divergência entre artista e gravadora que se iniciou no começo da década de 90, o contrato de Cyndi com a Sony Music chegava ao fim. No ano seguinte, Cyndi participou do filme "Os Oportunistas", onde contracenou com o ator Christopher Walken. No mesmo ano, ela lançou o single "Disco Inferno", pela Jellybean Records, que fez parte da trilha sonora do filme "Os Embalos de Sábado à Noite", a música conquistou o oitavo lugar na parada dance da Billboard.
Em 1999, Cyndi segue em carreira independente e concorre ao “Grammy Awards” por melhor arranjo dance por ‘Disco Inferno’”, mas infelizmente não foi desta vez que ela levou , e então ela lança o single “Disco Inferno” pela “Jellybean Records” e pela 1° vez excursiona ao lado de Cher, com um sucesso nas pistas de dança o single vendeu muito bem e esta turnê ficou entre as melhores de 1999. Em agosto ela assina contrato com a produtora independente “Flashstar” para atuar em seu 1° papel dramático no 4° filme de sua carreira. “The Opportunists (Os Oportunistas)” no papel de “Sally Mahon” que foi lançado no ano seguinte, e grava “Twilight Eyes”, “Midnight Radio” e “If By A Chance” ao lado de Deborah Harry e Patti Scialfa. No mesmo ano aparece duas vezes no seriado “Mad About You” no mesmo papel que lhe rendeu um Emmy de melhor atriz no ano de 1995. Cyndi participa de um episódio de Os Simpsons dublando a si mesma.

O FlashBackMania espera que você tenha gostado.
Deixe sua opinião via comentário e ajude a construir um blog melhor.
Sua participação é muito importante.
Dê sua nota nesta postagem logo abaixo!!!!!
A Equipe FlashBackMania manda um forte abraço pra Karinne Sales, Elizabeth Oliveira, Juliana Rocha, Paulo, Anderson aps, Fernanda, MJ Downloads e Michael21234.


6 comentários:

  1. boa noite tertulia, esse cd vendeu na verdade 9 milhões de cópias no mundo, o hat full of stars 4,5 no mundo, e o twelve deadly cyn vendeu 7 milhões de cópias no mundo, sister of avalon 2,5 no mundo, e o cd de natal pelo que sei 1, milhão só no japão pelo que sei ele foi lançado só lá! eu dei uma nota regular porque você copiou o wikipédia e de uns tempos para c´eles vem derrubando a cyndi de todas as formas sempre diminuindo a cantora em vendas e com informaçõe erradas, erros grotescos,rogério estas informações que tidei eu tenho de jornais e revistas e as mesma por coincidência encontrei no wikipédia quando se tinha crédito.

    ResponderExcluir
  2. como você atendeu a pedidos também gostaria que se possivel você fize-sse, cyndi na atualidade, eu sei que o blog aborda só 70 e 80 mas 90 também foi ótimo como agora atual também.rogério muito obrigado pela atenção. se você poder fazer isso ficarei eu e os fãs e admiradores desta espetacular cantora muito felizes, e como a página google eu sempre dou uma olhada e vejo outros cantores e cantoras de todas as épocas, e só falam dele, já a cyndi que a midia brasileira praticamente a baniu de rádios, e outros meios a falta de respeito com uma cantora do naype e porte envergadura e talento enchei de outros artistas, eu acho isso uma falta de respeito muito grande!rogério.

    ResponderExcluir
  3. tertulia dê uma olhada neste blog: flash-hits.blogspot.com você vai adorar tem cyndi e muito mais.rogério

    ResponderExcluir
  4. ola! tertulia, no seu blog diz que o senhor tommy motolla disse para cyndi pare de fazer cover e faça o que quiser, e ela fez mas o principal a divulgação do cd hat full of stars nada. foi assim que eles passaram mais de 20 anos fazendo má divulgação da cyndi, o cd segundo eu sei vendeu n mundo 4,5 mais alguns blog coloca dois milhões, ele ganhou platina no japão, ouro na frança e canadá, rogério

    ResponderExcluir
  5. A equipe FlashBackMania agradece sua colaboração em nosso blog. Um forte abraço e continue postando comentários!!!!

    ResponderExcluir
  6. A equipe FlashBackMania agradece sua colaboração em nosso blog. Um forte abraço e continue postando comentários!!!!

    ResponderExcluir