FlashBackMania Web Radio

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Like A Prayer [remix] - MADONNA



"Like a Prayer" (Como Uma Oração) é uma música da cantora Madonna que foi lançada como single em 28 de fevereiro de 1989 nos EUA, antecedendo o álbum de mesmo nome. A canção foi escrita e produzida por Madonna e Patrick Leonard, combinando elementos da música Rock, Pop e Gospel, tendo se tornado uma das canções mais conhecidas da cantora. A canção aparece nas compilações da cantora, como The Immaculate Collection (1990) e Celebration (2009). Escrito e produzido em colaboração com Patrick Leonard, "Like a Prayer", enfatizou uma abordagem mais artística e pessoal para a composição de Madonna, assim como o resto do álbum.

Musicalmente, "Like a Prayer" é uma canção pop de energia que incorpora temas Funk e Gospel. A letra da canção foi inspirada por educação católica de Madonna. Ela descreveu como "a canção de uma menina apaixonada jovem tão apaixonada por Deus, que é quase como se fosse a figura masculina na vida dela." As letras também têm sido vistas como uma metáfora para a relação sexual, contendo insinuações ambíguas referentes a felação e orgasmo. "Like a Prayer" recebeu muitos elogios dos críticos de música, que elogiou composições qualificadas de Madonna e vocais melhorados. Tornou-se seu sétimo número um único, no Billboard Hot 100, alcançando o topo das paradas na Austrália, Canadá, Japão e Reino Unido, entre outros, e as cinco principais de muitos outros países. A música foi destaque na digressão Sticky & Sweeet Tour em 2009, e foi executada em eventos de caridade, como o Live 8 e Hope for Haiti.

"Like a Prayer" foi regravada por vários artistas e já apareceu em filmes e séries de televisão como a Absolutely Fabulous, Nunca Fui Beijada, e Glee. A canção é conhecida pelo seu efeito profundo sobre a sociedade, devido à controvérsia em torno do vídeo da música. Paralelamente ao seu respectivo álbum, "Like a Prayer" foi marcado como um ponto de virada na carreira de Madonna, quando ela começou a ser visto como um artista e não uma simples cantora pop.

ESCRITA E INSPIRAÇÃO

Madonna escreveu e produziu a canção em colaboração com Patrick Leonard durante as sessões de seu quarto álbum Like A Prayer. Luta de Madonna com a religião inspirada do álbum. Ela disse:
"O tema do catolicismo corre solta em meu álbum [...] É-me esforçando-se com o mistério e a magia que o envolve. meu próprio catolicismo está em agitação constante. Quando saí de casa aos 17 anos e fui a Nova Iorque, que é a cidade com os maiores pecadores, eu renunciei ao significado tradicional do catolicismo em termos de como eu iria viver minha vida. Mas eu nunca deixei de sentir a culpa e a vergonha que estão enraizados em você se você está sendo criado como um Católico. "
A influência religiosa é mais claramente visto em "Like a Prayer". Madonna descreveu como "a canção de uma menina apaixonada jovem tão apaixonada por Deus, que é quase como se fosse a figura masculina na vida dela. A partir de cerca de 8 a 12 anos de idade, eu tinha os mesmos sentimentos. Eu realmente queria ser freira. "

COMPOSIÇÃO

"Like a Prayer" é uma canção pop de energia com a instrumentação de guitarras, teclados, e um órgão de igreja. Incorpora funk e gospel, exemplificado pela inclusão de um coral gospel. Ele é definido em tempo comum, e se move a um ritmo moderado de 120 batimentos por minuto. A canção foi escrita no tom de D menor. Começa com o "riff de guitarra um clamor." Foi dito que "a voz de Madonna é alternadamente impulsionada por um estridentes riff funk, baixo-pesado e emoldurado por uma aura angelical de apoio." A música cria para " um crescendodramático", que apresenta o longa data Andrae Crouch Choir e backing vocal de Madonna, Niki Haris.
A referência romana letras de Madonna formação católica, que ela já acenou para nos singles "Like a Virgin" e "Papa Don't Preach". A letra da canção "poderia ser sobre a transcendência carnal ou religiosa." "Like a Prayer", detalha o ecstasy protagonista da canção sente quer através do amor ou da religião. A letra tem sido visto como uma metáfora para a relação sexual, contendo insinuações ambíguas. A letra "Eu estou de joelhos" tem sido visto como uma referência ao fellatio. A canção também diz: "Eu vou tirar você de lá" e "a sua voz pode me levar lá", letra que são cerca de atingir o orgasmo.

PERFORMANCE NAS PARADAS

"Like a Prayer" foi um enorme sucesso mundial. Nos EUA a canção foi direto para o topo da Billboard Hot 100 na primavera de 1989 e também superou o Hot Dance Music / Club Play e Hot Dance Music / Vendas gráficos de Maxi-Singles. Ele chegou ao número 3 na parada da Billboard Adult Contemporary. "Like a Prayer" foi disco de platina pela Recording Industry Association of America (RIAA) para as vendas de um milhão de singles físicos em todo os Estados Unidos. De acordo com a Nielsen SoundScan, que também vendeu 443 mil downloads digitais a partir de abril de 2010, tornando-se trilha best-seller de Madonna digital de pré-versão 2005 da música (vendas digitais nos Estados Unidos começaram em 2005). Ele foi lançado no Reino Unido em 6 de março de 1989 e entrou no UK Singles Chart em linha reta em #2 antes de subir para o #1 e permanecendo lá por três semanas até o Domingo de Páscoa (26 de Março). Ele também chegou a número um em países como Austrália, Canadá, Itália, Bélgica, Irlanda e muitos outros.

VIDEOCLIPE

O controverso videoclipe de "Like a Prayer" foi dirigido por Mary Lambert. O videoclipe começa com Madonna correndo até cair. Ao ver uma igreja decide entrar e encontra em seu interior a estátua de um santo negro. Aparentemente exausta, Madonna acaba por adormecer num dos bancos da igreja. Seguem-se imagens em que Madonna beija o santo (que entretanto deixou de ser uma estátua) e canta em frente de cruzes em chamas. Uma das imagens mais controversas mostra Madonna pegando em uma faca e tendo suas mãos cortadas da mesma maneira que Cristo na cruz, o que constitui um estigma. O videoclipe mostra Madonna testemunhando o homícidio de uma mulher cometido por parte de um grupo de homens brancos, tendo sido injustamente acusado um homem negro cujo objetivo era socorrer a jovem. Sugere-se que Madonna tem medo de ir até a polícia contar a verdade porque foi vista pelo verdadeiro assassino, temendo pela sua segurança. Contudo, Madonna no fim do videoclipe decide dirigir-se à esquadra da polícia (delegacia), acabando por inocentar o homem. O videoclipe termina como se tudo não tivesse passado de uma peça de teatro com Madonna e todos os outros figurantes agradecendo enquanto uma cortina sobe e desce.
Sem exageros, Like a Prayer é um dos maiores sucessos dos anos 80, para tanto que na última pesquisa a música estava entre as 50 mais tocadas de toda a história. O clipe também foi um grande marco, sendo tão grande que um canal inglês fez uma pesquisa com mais de 5.000 pessoas perguntando-lhes quais os melhores clipes de todos os tempos, e "Like a Prayer" ficou em terceiro lugar.

CONTROVÉRSIA DO COMERCIAL DA PEPSI

Dias antes da estreia do videoclipe, foi emitido um anúncio da Pepsi onde se utilizava a canção e onde a própria Madonna aparecia; o anúncio não possuía contudo qualquer semelhança com o videoclipe. Madonna recebeu cinco milhões de dólares por participar no anúncio, mas quando o videoclipe foi exibido pelas televisões, gerou de imediato críticas por parte de denominações cristãs (escandalizadas pelas cenas de beijos com o santo negro, a cruzes a arder...) a Pepsi optou por retirar o anúncio e distanciar-se de Madonna, embora o contrato assinado com a Pepsi previa a participação desta em mais três anúncios.

PERFORMANCES AO VIVO

A música foi apresentada pela primeira vez ao vivo em 1990. Madonna realizou um mix de dança "Like a Prayer" durante a sua Blond Ambition Tour. Após o polêmica performnce de "Like a Virgin", em que Madonna masturbação simulada, de "Like a Prayer", o palco foi transformado em uma igreja gigante com Madonna e seus dançarinos vestidos como padres e freiras, com rosários. Ela mais uma vez, cantou "Like a Prayer" no conjunto de performances na turnê American Life Promo Tour. Também foi incluída na digressão Re-Invention Tour, com um filme feito por gota traseira PJ Lopez. Madonna cantou a mesma versão da música durante a sua música de três sets no Live 8 em 2005. Uma versão dance da música, misturado com fragmentos da pista de dança "Feels Like Home" por Meck, foi incluído na digressão Sticky & Sweet Tour de Madonna e os dançarinos todas vestindo fantasias futuristas. Em 22 de janeiro de 2010, Madonna tocou uma versão acústica da música ao vivo durante a maratona Hope for Haiti, transmitido em todo o mundo. Jon Caramanica do The New York Times comentou: "Por 20 anos, que a música tem sido o símbolo de um dos períodos mais tumultuados e controversos da vida de Madonna, mas durante cinco minutos à noite, era puro, posto em serviço de algo maior."

FAIXAS E FORMATOS

7" single
  1. "Like a Prayer" (7" version) – 5:19
  2. "Act of Contrition" – 2:19
7" single (US - 7-27539-DJ)
  1. "Like A Prayer" (7" Version With Fade) - 5:06
  2. "Like A Prayer" (7" Remix/Edit) - 5:41
12" single (US)
  • A1. "Like a Prayer" (12" dance mix) - 7:50
  • A2. "Like a Prayer" (12" extended remix) - 7:21
  • A3. "Like a Prayer" (Churchapella) - 6:14
  • B1. "Like a Prayer" (12" club version) - 6:35
  • B2. "Like a Prayer" (7" remix edit) - 5:41
  • B3. "Act of Contrition" – 2:19
CD promo single (US)
  1. "Like a Prayer" (7" version) – 5:08
  2. "Like a Prayer" (7" remix edit) – 5:41
  3. "Like a Prayer" (7" dance edit) – 5:25
  4. "Like a Prayer" (12" dance mix) – 7:50
  5. "Like a Prayer" (12" club version) – 6:35
12" promo single (US)
  • A1. "Like a Prayer" (12" dance mix) - 7:50
  • A2. "Like a Prayer" (Instra dub) - 6:01
  • A3. "Like a Prayer" (Bass dub) - 5:31
  • B1. "Like a Prayer" (12" club version) - 6:35
  • B2. "Like a Prayer" (Dub beats) - 4:39
  • B3. "Like a Prayer" (7" remix edit) - 5:41


ESCUTAR / LISTEN



CLIP



LETRA

Life is a mystery

Everyone must stand alone
I hear you call my name
And it feels like home

When you call my name

It's like a little prayer
I'm down on my knees
I want to take you there
In the midnight hour
I can feel your power
Just like a prayer
You know I'll take you there

I hear your voice

It's like an angel sighing
I have no choice
I hear your voice
Feels like flying
I close my eyes
Oh God, I think I'm falling
Out of the sky
I close my eyes
Heaven, help me

When you call my name

It's like a little prayer
I'm down on my knees
I want to take you there
In the midnight hour
I can feel your power
Just like a prayer
You know I'll take you there

Like a child

You whisper softly to me
You're in control
Just like a child
Now I'm dancing
It's like a dream
No end and no beginning
You're here with me
It's like a dream
Let the choir sing

When you call my name

It's like a little prayer
I'm down on my knees
I want to take you there
In the midnight hour
I can feel your power
Just like a prayer
You know I'll take you there

When you call my name

It's like a little prayer
I'm down on my knees
I want to take you there
In the midnight hour
I can feel your power
Just like a prayer
You know I'll take you there

Life is a mystery

Everyone must stand alone
I hear you call my name
And it feels like home

Just like a prayer

Your voice can take me there
Just like a muse to me
You are a mystery
Just like a dream
You are not what you seem
Just like a prayer, no choice
Your voice can take me there

Just like a prayer, I'll take you there

It's like a dream to me

Just like a prayer

Your voice can take me there
Just like a muse to me
You are a mystery
Just like a dream
You are not what you seem
Just like a prayer, no choice
Your voice can take me there

Just like a prayer, I'll take you there

It's like a dream to me



TRADUÇÃO

Como Uma Oração

A vida é um mistério
Todos devem permanecer sozinhos
Ouço você chamar meu nome
E me sinto em casa



Quando você chama meu nome
É como uma pequena oração
Estou de joelhos
Quero levá-lo lá
À meia-noite
Posso sentir seu poder
Igual a uma oração
Você sabe que o levarei lá



Ouço sua voz
É como um anjo suspirando
Não tenho escolha
Ouço sua voz
Sinto vontade de voar
Fecho meus olhos
Meu Deus, acho que estou caindo
Fora do céu
Fecho meus olhos
Paraíso, me ajude



Quando você chama meu nome
É como uma pequena oração
Estou de joelhos
Quero levá-lo lá
À meia-noite
Posso sentir seu poder
Igual a uma oração
Você sabe que o levarei lá



Como uma criança
Você sussurra suavemente para mim
Você está no controle
Igual a uma criança
Agora estou dançando
É como um sonho
Sem fim e sem começo
Você está aqui comigo
É como um sonho
Deixe o coro cantar



Quando você chama meu nome
É como uma pequena oração
Estou de joelhos
Eu quero te guiar
A meia-noite
Eu posso sentir seu poder
Assim como uma oração
Você sabe que te guiarei



Quando você chama meu nome
É como uma pequena oração
Estou de joelhos
Quero levá-lo lá
À meia-noite
Posso sentir seu poder
Igual a uma oração
Você sabe que o levarei lá



A vida é um mistério
Todos devem permanecer sozinhos
Ouço você chamar meu nome
E me sinto em casa



Quando você chama meu nome
É como uma pequena oração
Estou de joelhos
Quero levá-lo lá
À meia-noite
Posso sentir seu poder
Igual a uma oração
Você sabe que o levarei lá



Assim como uma oração, te guiarei
É como um sonho para mim (x4)



Assim como uma oração
Sua voz pode me levar lá
Igual a uma musa pra mim
Você é um mistério
Igual a um sonho
Você não é aquilo que parece
Igual a uma oração, sem escolha
Sua voz pode me levar lá



Igual a uma oração, eu o levarei lá

Nenhum comentário:

Postar um comentário