"Like a Prayer" (Como Uma Oração) é uma música da cantora Madonna que foi lançada como single em 28 de fevereiro de 1989 nos EUA, antecedendo o álbum de mesmo nome. A canção foi escrita e produzida por Madonna e Patrick Leonard, combinando elementos da música Rock, Pop e Gospel, tendo se tornado uma das canções mais conhecidas da cantora. A canção aparece nas compilações da cantora, como The Immaculate Collection (1990) e Celebration (2009). Escrito e produzido em colaboração com Patrick Leonard, "Like a Prayer", enfatizou uma abordagem mais artística e pessoal para a composição de Madonna, assim como o resto do álbum.
Musicalmente, "Like a Prayer" é uma canção pop de energia que incorpora temas Funk e Gospel. A letra da canção foi inspirada por educação católica de Madonna. Ela descreveu como "a canção de uma menina apaixonada jovem tão apaixonada por Deus, que é quase como se fosse a figura masculina na vida dela." As letras também têm sido vistas como uma metáfora para a relação sexual, contendo insinuações ambíguas referentes a felação e orgasmo. "Like a Prayer" recebeu muitos elogios dos críticos de música, que elogiou composições qualificadas de Madonna e vocais melhorados. Tornou-se seu sétimo número um único, no Billboard Hot 100, alcançando o topo das paradas na Austrália, Canadá, Japão e Reino Unido, entre outros, e as cinco principais de muitos outros países. A música foi destaque na digressão Sticky & Sweeet Tour em 2009, e foi executada em eventos de caridade, como o Live 8 e Hope for Haiti.
"Like a Prayer" foi regravada por vários artistas e já apareceu em filmes e séries de televisão como a Absolutely Fabulous, Nunca Fui Beijada, e Glee. A canção é conhecida pelo seu efeito profundo sobre a sociedade, devido à controvérsia em torno do vídeo da música. Paralelamente ao seu respectivo álbum, "Like a Prayer" foi marcado como um ponto de virada na carreira de Madonna, quando ela começou a ser visto como um artista e não uma simples cantora pop.
ESCRITA E INSPIRAÇÃO
Madonna escreveu e produziu a canção em colaboração com Patrick Leonard durante as sessões de seu quarto álbum Like A Prayer. Luta de Madonna com a religião inspirada do álbum. Ela disse:
"O tema do catolicismo corre solta em meu álbum [...] É-me esforçando-se com o mistério e a magia que o envolve. meu próprio catolicismo está em agitação constante. Quando saí de casa aos 17 anos e fui a Nova Iorque, que é a cidade com os maiores pecadores, eu renunciei ao significado tradicional do catolicismo em termos de como eu iria viver minha vida. Mas eu nunca deixei de sentir a culpa e a vergonha que estão enraizados em você se você está sendo criado como um Católico. "
A influência religiosa é mais claramente visto em "Like a Prayer". Madonna descreveu como "a canção de uma menina apaixonada jovem tão apaixonada por Deus, que é quase como se fosse a figura masculina na vida dela. A partir de cerca de 8 a 12 anos de idade, eu tinha os mesmos sentimentos. Eu realmente queria ser freira. "
COMPOSIÇÃO
"Like a Prayer" é uma canção pop de energia com a instrumentação de guitarras, teclados, e um órgão de igreja. Incorpora funk e gospel, exemplificado pela inclusão de um coral gospel. Ele é definido em tempo comum, e se move a um ritmo moderado de 120 batimentos por minuto. A canção foi escrita no tom de D menor. Começa com o "riff de guitarra um clamor." Foi dito que "a voz de Madonna é alternadamente impulsionada por um estridentes riff funk, baixo-pesado e emoldurado por uma aura angelical de apoio." A música cria para " um crescendodramático", que apresenta o longa data Andrae Crouch Choir e backing vocal de Madonna, Niki Haris.
A referência romana letras de Madonna formação católica, que ela já acenou para nos singles "Like a Virgin" e "Papa Don't Preach". A letra da canção "poderia ser sobre a transcendência carnal ou religiosa." "Like a Prayer", detalha o ecstasy protagonista da canção sente quer através do amor ou da religião. A letra tem sido visto como uma metáfora para a relação sexual, contendo insinuações ambíguas. A letra "Eu estou de joelhos" tem sido visto como uma referência ao fellatio. A canção também diz: "Eu vou tirar você de lá" e "a sua voz pode me levar lá", letra que são cerca de atingir o orgasmo.
PERFORMANCE NAS PARADAS
"Like a Prayer" foi um enorme sucesso mundial. Nos EUA a canção foi direto para o topo da Billboard Hot 100 na primavera de 1989 e também superou o Hot Dance Music / Club Play e Hot Dance Music / Vendas gráficos de Maxi-Singles. Ele chegou ao número 3 na parada da Billboard Adult Contemporary. "Like a Prayer" foi disco de platina pela Recording Industry Association of America (RIAA) para as vendas de um milhão de singles físicos em todo os Estados Unidos. De acordo com a Nielsen SoundScan, que também vendeu 443 mil downloads digitais a partir de abril de 2010, tornando-se trilha best-seller de Madonna digital de pré-versão 2005 da música (vendas digitais nos Estados Unidos começaram em 2005). Ele foi lançado no Reino Unido em 6 de março de 1989 e entrou no UK Singles Chart em linha reta em #2 antes de subir para o #1 e permanecendo lá por três semanas até o Domingo de Páscoa (26 de Março). Ele também chegou a número um em países como Austrália, Canadá, Itália, Bélgica, Irlanda e muitos outros.
VIDEOCLIPE
O controverso videoclipe de "Like a Prayer" foi dirigido por Mary Lambert. O videoclipe começa com Madonna correndo até cair. Ao ver uma igreja decide entrar e encontra em seu interior a estátua de um santo negro. Aparentemente exausta, Madonna acaba por adormecer num dos bancos da igreja. Seguem-se imagens em que Madonna beija o santo (que entretanto deixou de ser uma estátua) e canta em frente de cruzes em chamas. Uma das imagens mais controversas mostra Madonna pegando em uma faca e tendo suas mãos cortadas da mesma maneira que Cristo na cruz, o que constitui um estigma. O videoclipe mostra Madonna testemunhando o homícidio de uma mulher cometido por parte de um grupo de homens brancos, tendo sido injustamente acusado um homem negro cujo objetivo era socorrer a jovem. Sugere-se que Madonna tem medo de ir até a polícia contar a verdade porque foi vista pelo verdadeiro assassino, temendo pela sua segurança. Contudo, Madonna no fim do videoclipe decide dirigir-se à esquadra da polícia (delegacia), acabando por inocentar o homem. O videoclipe termina como se tudo não tivesse passado de uma peça de teatro com Madonna e todos os outros figurantes agradecendo enquanto uma cortina sobe e desce.
Sem exageros, Like a Prayer é um dos maiores sucessos dos anos 80, para tanto que na última pesquisa a música estava entre as 50 mais tocadas de toda a história. O clipe também foi um grande marco, sendo tão grande que um canal inglês fez uma pesquisa com mais de 5.000 pessoas perguntando-lhes quais os melhores clipes de todos os tempos, e "Like a Prayer" ficou em terceiro lugar.
CONTROVÉRSIA DO COMERCIAL DA PEPSI
Dias antes da estreia do videoclipe, foi emitido um anúncio da Pepsi onde se utilizava a canção e onde a própria Madonna aparecia; o anúncio não possuía contudo qualquer semelhança com o videoclipe. Madonna recebeu cinco milhões de dólares por participar no anúncio, mas quando o videoclipe foi exibido pelas televisões, gerou de imediato críticas por parte de denominações cristãs (escandalizadas pelas cenas de beijos com o santo negro, a cruzes a arder...) a Pepsi optou por retirar o anúncio e distanciar-se de Madonna, embora o contrato assinado com a Pepsi previa a participação desta em mais três anúncios.
PERFORMANCES AO VIVO
A música foi apresentada pela primeira vez ao vivo em 1990. Madonna realizou um mix de dança "Like a Prayer" durante a sua Blond Ambition Tour. Após o polêmica performnce de "Like a Virgin", em que Madonna masturbação simulada, de "Like a Prayer", o palco foi transformado em uma igreja gigante com Madonna e seus dançarinos vestidos como padres e freiras, com rosários. Ela mais uma vez, cantou "Like a Prayer" no conjunto de performances na turnê American Life Promo Tour. Também foi incluída na digressão Re-Invention Tour, com um filme feito por gota traseira PJ Lopez. Madonna cantou a mesma versão da música durante a sua música de três sets no Live 8 em 2005. Uma versão dance da música, misturado com fragmentos da pista de dança "Feels Like Home" por Meck, foi incluído na digressão Sticky & Sweet Tour de Madonna e os dançarinos todas vestindo fantasias futuristas. Em 22 de janeiro de 2010, Madonna tocou uma versão acústica da música ao vivo durante a maratona Hope for Haiti, transmitido em todo o mundo. Jon Caramanica do The New York Times comentou: "Por 20 anos, que a música tem sido o símbolo de um dos períodos mais tumultuados e controversos da vida de Madonna, mas durante cinco minutos à noite, era puro, posto em serviço de algo maior."
FAIXAS E FORMATOS
- 7" single
- "Like a Prayer" (7" version) – 5:19
- "Act of Contrition" – 2:19
- 7" single (US - 7-27539-DJ)
- "Like A Prayer" (7" Version With Fade) - 5:06
- "Like A Prayer" (7" Remix/Edit) - 5:41
- 12" single (US)
- A1. "Like a Prayer" (12" dance mix) - 7:50
- A2. "Like a Prayer" (12" extended remix) - 7:21
- A3. "Like a Prayer" (Churchapella) - 6:14
- B1. "Like a Prayer" (12" club version) - 6:35
- B2. "Like a Prayer" (7" remix edit) - 5:41
- B3. "Act of Contrition" – 2:19
- CD promo single (US)
- "Like a Prayer" (7" version) – 5:08
- "Like a Prayer" (7" remix edit) – 5:41
- "Like a Prayer" (7" dance edit) – 5:25
- "Like a Prayer" (12" dance mix) – 7:50
- "Like a Prayer" (12" club version) – 6:35
- 12" promo single (US)
- A1. "Like a Prayer" (12" dance mix) - 7:50
- A2. "Like a Prayer" (Instra dub) - 6:01
- A3. "Like a Prayer" (Bass dub) - 5:31
- B1. "Like a Prayer" (12" club version) - 6:35
- B2. "Like a Prayer" (Dub beats) - 4:39
- B3. "Like a Prayer" (7" remix edit) - 5:41
ESCUTAR / LISTEN
CLIP
LETRA
Life is a mystery
Everyone must stand alone
I hear you call my name
And it feels like home
When you call my name
It's like a little prayer
I'm down on my knees
I want to take you there
In the midnight hour
I can feel your power
Just like a prayer
You know I'll take you there
I hear your voice
It's like an angel sighing
I have no choice
I hear your voice
Feels like flying
I close my eyes
Oh God, I think I'm falling
Out of the sky
I close my eyes
Heaven, help me
When you call my name
It's like a little prayer
I'm down on my knees
I want to take you there
In the midnight hour
I can feel your power
Just like a prayer
You know I'll take you there
Like a child
You whisper softly to me
You're in control
Just like a child
Now I'm dancing
It's like a dream
No end and no beginning
You're here with me
It's like a dream
Let the choir sing
When you call my name
It's like a little prayer
I'm down on my knees
I want to take you there
In the midnight hour
I can feel your power
Just like a prayer
You know I'll take you there
When you call my name
It's like a little prayer
I'm down on my knees
I want to take you there
In the midnight hour
I can feel your power
Just like a prayer
You know I'll take you there
Life is a mystery
Everyone must stand alone
I hear you call my name
And it feels like home
Just like a prayer
Your voice can take me there
Just like a muse to me
You are a mystery
Just like a dream
You are not what you seem
Just like a prayer, no choice
Your voice can take me there
Just like a prayer, I'll take you there
It's like a dream to me
Just like a prayer
Your voice can take me there
Just like a muse to me
You are a mystery
Just like a dream
You are not what you seem
Just like a prayer, no choice
Your voice can take me there
Just like a prayer, I'll take you there
It's like a dream to me
TRADUÇÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário