FlashBackMania Web Radio

terça-feira, 15 de maio de 2012

Anos 90 - Você se lembra do Doug?



Doug!..”É sou eu!” Quem não lembra desse maravilhoso desenho animado que encantou adolescentes da década de 90. O jovem Doug Funnie, narigudo, tímido, e um grande sonhador, com apenas 11 anos de idade em sua pré-adolescência fez muitos fãs em todo o mundo.

O menino que adorava escrever seus pensamos em um diário, era um grande sonhador. Seu nme verdadeiro no desenho é, Douglas Yancey Funnie, apelidado de Doug. Uma grande série animada do canal americano Nickelodeon, escrito por Joe Aaron.

Originário de um livro nunca publicado, “Doug Got a New Pair of Shoes”., na tradução “Os novos sapatos de Doug”. A série estreou no Nickelodeon (Cabo) em 1991, e ficou no ar até 1994, agradando muito o público adolescente, entre meninos e meninas.

No Brasil, essa fase inicial foi exibida na TV Cultura (Canal 2 – São Paulo) e, posteriormente, no SBT (Canal 4 São Paulo) e na Band (Canal 13 – São Paulo). Logo em 1996, devido ao grande sucesso encantando adolescentes de toda a parte do mundo, a Disney produziu novos episódios, dando continuidade ao desenho da produtora Jumbo Pictures, sem desviar o curso original, roteiro, porém realçando alguns retoques nos traços dos personagens. Nos Estados Unidos foi exibido no canal ABC de 1996 até 1999. Essa segunda fase foi exibida no Brasil pelo Disney Channel (Cabo) e pelo SBT.
A história se baseava nas aventuras, medos e concepções de um adolescente apaixonado por uma menina e que tinha medo de até chegar perto dela, a gloriosa Patricia Mayonnaise, a Patty, a menina por quem nosso protagonista tem uma quedinha. Irmão de Judy Funnie que sempre implicava com ele, e vivia querendo contar a Patty que Doug estava simplesmente apaixonado. Sempre ao lado do seu amigo e fiel escudeiro, o escoteiro, “Skeeter” Valentine, que em português quer dizer Mosquito. No Brasil foi dublado como Skeeter mesmo, dando concepção de “Esquisito”. Doug tinha medo de ser diferente, queria ser um super-homem, ser altamente popular, sempre sonhava em ser o homem Codorna, junto com o seu melhor cão amigo Costelinha, junta era o homem Codorna e o cão Codorna, o super-herói que usava a cueca por cima das calças. Doug foi uma série realmente fixada no jovem e nos anseios da escola e da vida de um jovem menino que morava com os pais e morria de vergonha com as coisas que acontecia em sua casa. Doug sempre vivia de ameaças do ‘valentão babaca’ da escola, nunca dava uma colher de chá para o garoto que o implicava constantemente, seu nome Roger Klutz. Além disso Doug tinha um grande amigo louco e engraçado o inventor Bud Dink, por quem Doug tinha muito apreço. Este desenho animado com certeza ficou gravado na adolescência de muitos jovens e que merece ser exaltado. Omidiainteressante.blogspot.com dá os Parabéns à Doug.



Doug é uma série animada americana do canal Nickelodeon. Foi o primeiro Nicktoon produzido e exibido, estrelando um garoto de 11 anos chamado Doug. Originado de um livro nunca publicado, Doug Got a New Pair of Shoes, do artista e criador da série Jim Jinkins (mesmo criador de Pinky Dinky Doo) e do escritor Joe Aaron.

A série estreou no Nickelodeon em 1991, ficando no ar até 1994. No Brasil, essa fase inicial foi exibida na TV Cultura e SBT, posteriormente, e na Band, dentro do programa Pic Nick Band. Em 6 de abril de 2009, a TV Cultura volta a exibir a primeira fase, em dois horários: 13h30 e 17h30. Esses episódios foram produzidos entre 1991 até o início de 1995, com 3 episódios não-citados. Em 1996, a Disney produziu novos episódios, dando continuidade aos produzidos pela Jumbo Pictures. Foram exibidos nos Estados Unidos no canal ABC de 1996 até 1999. Essa segunda fase foi exibida no Brasil pelo Disney Channel e pelo SBT.

Atualmente, a fase Nickelodeon é exibida de segunda a sexta ao 14:00 na TV Cultura.



HISTÓRIA

A série foi criada pelo artista da Nickelodeon Jim Jinkins em setembro de 1990, e produzido pelas empresas Jinkins Production Company e Jumbo Pictures, Inc. O desenho se originou de um livro chamado Doug Got a New Pair of Shoes (em português, Doug ganha um novo par de sapatos) escrito pelo criador da série Jim Jinkins e pelo escritor Joe Aaron. Em 1991, a série passou a ser produzida e transmitida na Nickelodeon.

O criador da série, Jim Jinkins, deu o nome de Doug ao personagem principal, depois que seu afilhado, Doug Eckhardt, se tornou reitor de Arte Histórica na Universidade da Pensilvânia. A ideia para o "Homem Codorna", um super-herói que o personagem Doug imagina em alguns episódios, foi baseada em um super-herói inventado pelo criador da série, Jim Jinkins, quando ele era mais novo.


POPULARIDADE

A popularidade de Doug desenvolve mercadorias, como roupas, brinquedos e uma série de livros. Doug tinha também um longa-metragem lançado em 1999 em filme. Um videogame chamado Doug's Big Game também foi lançado em 2000. Um musical ao vivo de 30 minutos chamado "Disney's Doug Live!" foi criada e realizada no Disney-MGM Studios em Orlando, Flórida. O espectáculo decorreu de 15 de março de 1999 a 6 de maio de 2001>


PERSONAGENS

 

Doug Funnie (Douglas Yancey Funnie): É um garoto de 11 anos e meio. É o personagem principal. Ele mora com sua mãe, seu pai, sua irmã Judy e seu cachorro Costelinha na Rua Jumbo, 21, na cidade fictícia de Bluffington. Ele narra seu cotidiano ao escrever em seu diário todas as suas dúvidas, alegrias e tristezas. Ele tem um cachorro chamado Costelinha. Doug gosta de imaginar coisas, como o que poderia acontecer no futuro, também gosta de imaginar que é um super-herói chamado Homem Codorna, o agente secreto Smash Adams, o espião secreto Camaleão ou o aventureiro Race Canyon.


Judy Funnie (Judith Anastasia Funnie): É a irmã de Doug. Ela tem cerca de 15 anos. Ela tem talento para a dramaturgia, às vezes age como uma atriz dramática e poética. Às vezes, age de modo rude com Doug, mas mesmo assim não deixa de ajudá-lo. Odeia quando Doug entra em seu quarto.


Costelinha: É o cachorro de estimação de Doug. Algumas vezes age como um ser humano, só que não fala e é azul. Sua casinha de cachorro tem a aparência de um iglu. Ele tem habilidades como jogar xadrez e dançar. Costelinha mostra o valor de uma amizade fiel e desinteressada. Em todos os perigos que Doug enfrenta, ele está presente, seja na vida real ou na imaginação de Doug. Na imaginação de Doug, Costelinha é Cãodorna ou Costelinha Adams, o cão secreto.
Theda Opal Funnie: Mãe de Doug.
Phillis Phill Funnie: Pai de Doug.


Patti (Patrícia Maionese): É a melhor amiga de Doug. Doug é secretamente apaixonado por ela desde seu primeiro encontro com ela. Ela é inteligente, comportada e alegre. Ela é uma boa esportista, está sempre ganhando competições. Em certos episódios, parece corresponder à paixão de Doug.


Skeeter Valentine: É o melhor amigo de Doug. Skeeter foi quem ensinou Doug a pedir um sanduíche no Honker Burger, quando ele tinha acabado de se mudar para Bluffington. Ele também ajudou Doug a aprender a dançar. Também mostrou ao Doug a banda do momento, Os Beets. Ele tem um irmão mais novo chamado Dale. Assim como Doug, Skeeter tem um super-herói preferido chamado Mosquito Prateado, paródia do Surfista preateado de Stan Lee e Jack Kirby. Skeeter usa expressões como "Ho-Ho" ou "Legal, cara!". O pai dele tem um temperamento ruim e tem um vocabulário lento. Sua mãe é bondosa e calma.


Dale Valentine: Irmãozinho do Skeeter. Ele tem 2 anos.


Roger Klotz: É o rival de Doug, um valentão que juntamente aos seus amigos, atormenta Doug com brincadeiras de mau gosto, mas suas artimanhas sempre acabam se voltando contra ele. Ele mora com sua mãe e sua gata Fedida. E apesar de Roger implicar com Doug, ele às vezes se mostra um bom amigo. Como mostra em um episódio, ele tem uma grande paixão por Judy.
Fedida: gata de estimação do Roger. Nos primeiros episódios, Roger achava que era um gato, mas quando o animal ganhou filhotes, ele descobriu que era uma fêmea.


Beebe Bluff: É amiga de Patti, Doug e Skeeter. Seu pai é o homem mais rico de Bluffington. Em um episódio, ela se mostra apaixonada por Skeeter. Mesmo sendo meio esnobe, procura ser justa com os amigos, tanto que em Doug O Filme, mandou que seu pai os deixasse em paz. Foi ela que deu a Doug seu primeiro beijo.


Bill Bluff III: É o homem mais rico de Bluffington. É pai da Beebe. Ele é um descendente do fundador de Bluffington.


Chalky Studebaker: É amigo de Doug. Ele gosta de praticar esportes.
William Willy White: É filho do prefeito de Bluffington e amigo de Roger.


Connie Benge: É amiga de Patti e Beebe. Tem uma quedinha pelo Doug.


Boomer Bledsoe: É amigo de Roger e Willy.


Al e Moo Sleech: Eles são irmãos gêmeos. Eles são inteligentes e se comunicam através de códigos de números. O pai deles é um fabricante de biscoitos.
Fentruck: Aluno de intercâmbio vindo da Iakistônia, ficou amigo de Doug ao lhe pedir que escrevesse uma carta para sua irmã mais velha.
Loretta Laqueen: Assim como Fentruck, sua família é de origem Iakistonesa. Skeeter acabou se apaixonado por ela, apesar de Doug, desconfiar a princípio que ela estivesse mentindo.
Larry: Membro do clube de Audio Visual (AV) da escola. Depois de um pequeno desentendimento, ele e Doug ficaram bons amigos. Outros membros do clube AV são Elmo,Lincolm e Brian. Seu primeiro nome no desenho foi Ralph.

Mr.png

Sr. Bone (Lamar Bone): É vice-diretor da escola onde estudam Doug e seus amigos. Tem um olhar muito desconfiado com Doug, principalmente quando acontece algo de errado na escola. Ele não gosta quando os alunos da escola desobedecem regras.
Robert White: É o primeiro prefeito de Bluffington. Mas tarde, ele se torna diretor da escola.
Sra. Wingo: É professora de Doug e seus amigos.


Sr. Dink (Buddy Dink): Milionário vizinho dos Funnies, vive as voltas com produtos recém comprados que claro, custaram muito caro, e servem basicamente para impressionar os outros; apesar disso, tem bom coração e é o melhor amigo adulto para Doug. Mora com sua esposa, a Sra. Dink.
Sra. Dink (Tippingdale Dink) É a esposa do Sr. Dink. Ela é séria, sorri poucas vezes, mas nunca ri das piadas do marido. Em um episódio, ela se torna a prefeita de Bluffington.


A FASE NICKELODEON

A série se passa na cidade fictícia de Bluffington, para onde Doug e sua família se mudaram, saindo de Bloatsburg. A animação mostra a vida e as imaginações do personagem título, um estudante chamado Douglas Yancey Funnie. Ao lado de Doug, outros personagens principais são seu cachorro Costelinha seus amigos, Skeeter Valentine e Patti Mayonnaise e seu inimigo, Roger Klotz, o valentão da escola. A maioria dos episódios começa com Doug escrevendo no seu diário os fatos mais recentes de sua vida, e o episódio exibido acaba por ser um flashback de Doug, que narra os eventos.

A irmã mais velha de Doug, Judy, é uma fonte constante de conflito. Ela é uma atriz dramática (possivelmente uma beatnik) que sempre usa roupa roxa e óculos escuros, até mesmo dentro de casa. A existência de Doug é praticamente ignorada por ela, já que os interesses dele são infantis, aos olhos dela.

Alguns episódios mostram a versão super-herói de Doug, o Homem Codorna. Doug fantasia que é o Homem Codorna, imaginando versões ao estilo quadrinhos dos fatos que vão acontecendo. O Homem Codorna usa um cinto ao redor da cabeça e uma cueca por cima da calça. Skeeter também possui um personagem no estilo, o Mosquito Prateado (uma paródia do Surfista prateado da Marvel Comics). Sua banda favorita é Os Beets, outra paródia, dessa vez em uma mistura entre Os Beatles e Ramones.

A imaginação de Doug reage a várias situações de sua vida, o ajudando a superar seus medos. Em um episódio, temendo uma visita ao dentista, ele imagina ser um agente secreto ao estilo James Bond, fazendo menção à cena do laser em Goldfinger.

Outro tema recorrente da série é o amor de Doug por Patti. Alguns episódios são focados inteiramente nisso, mostrando tentativas de Doug para se aproximar de Patti, ou de tentar evitar que ela descubra seus sentimentos em relação a ela. Geralmente, esses episódios têm um desfecho mostrando uma esperança otimista para Doug.

Um detalhe notável sobre o design dos personagens é o uso de nomes e cores de pele incomuns. Doug é de pele clara, enquanto seu vizinho Sr. Dink é roxo, Skeeter é azul, Patti é marrom-claro e Roger é verde-claro.

Outras excentricidades incluem a trilha sonora, incluindo a música de abertura, que é constituída de melodias feitas basicamente com vozes, e o uso de sons e barulhos para vários personagens (como Skeeter, que usa um característico ho-ho! como interjeição).

A série foi produzida numa parceria entre a Jumbo Pictures e a Ellipse Programmé para o canal pago Nickelodeon. Cerca de 52 episódios foram produzidos.

O criador Jim Jinkins atualmente trabalha na Disney, no programa Playhouse Disney.


A FASE DISNEY

Em fevereiro de 1996, a Disney comprou a Jumbo Pictures e iniciou a produção de novos episódios de Doug, rebatizado inicialmente de Brand Spanking New! Doug, e depois renomeado mais uma vez como Disney's Doug. Os novos episódios traziam uma irmã caçula para Doug, Motoneta Cleópatra, e também avançou a idade do personagem central para 12 e meio. Também remodelou alguns personagens: Patti ganhou um novo penteado, usa calça azul e tem brincos, Beebe tem um telefone sem fio, usa calça roxa, usa sapatos brancos sem meia, a mãe de Roger ficou rica, Roger usa roupa de manga curta, uma cinta e um colete ao invés de jaqueta, Judy usa sandália preta ao invés de botas roxas e uma roupa de manga curta, Skeeter usa roupa com manga comprida e um colete roxo, e tem um "O" estampado em sua camiseta ao invés de um "raio", Connie emagreceu, entre outras mudanças. Praticamente todos os personagens ganharam novas roupas, e todos os estudantes foram para outra escola. Em 1999, depois de 65 novos episódios e um longa-metragem, Disney's Doug foi cancelado. Durante a exibição do programa, o mesmo foi indicado para 4 Emmys.

Muitos fãs desaprovaram essa nova versão de Doug por causa das mudanças que ocorreram na estrutura da história. Doug se tornou menos imaginativo, fazendo com que os episódios tivessem menos cenas "fantasiadas" em sua mente; outra diferença é a importância do diário de Doug, que é bem menos valorizado do que no original. Doug foi um dos Nicktoons a ser vendido para uma companhia externa, além de Os Padrinhos Mágicos para o Disney Channel e Disney XD.

A série foi produzida pela Jumbo Pictures para a Walt Disney Television.


ESPECIAIS

Doug's Halloween Adventure (1994)
Doug's Christmas Story (1994)
Doug's Secret Christmas (1996)


EPOSÓDIOS

Em sua primeira fase produzida para o canal Nickelodeon, teve um total de 52 episódios divididos em 4 temporadas, com duas estórias de 11 minutos por episódio. Na sua segunda fase, agora produzida para a Walt Disney Television, teve 65 episódios divididos em 3 temporadas, com uma história por episódio. Walt Disney Television também produziu um longa-metragem intitulado Doug's 1st Movie.


CURIOSIDADES

O episódio piloto (número 0) da fase Nickelodeon nunca foi exibido.
No episódio em que o Toddy (personagem que só aparece no episódio O fã-clube de Doug) é dublado pela Fátima Noya, que inclusive faz algumas pontas no desenho e até dubla outros personagens da Nick como o Tommy de Os Anjinhos e Curtis de Ei Arnold!. Ficou famosa principalmente por dublar o Gohan (criança).
Na fase Nickelodeon era mencionado em vários episódios o personagem Skunk Beaumont, que nunca aparecia em cena, embora sua voz tenha sido ouvida no episódio A Culpa Não Foi de Doug. Só a partir da fase Disney, ele começa a aparecer, como um garoto de pele laranja, sempre com uma camisa escrito Boom, chinelos e falando como um hippie, aparecendo com frequência na sala de detenção, embora não se saiba o porquê disso.
Ned Cauphee era o membro da turma de Roger que menos tinha destaque, tanto que nem seu sobrenome era citado. Só na faseDisney é que esse fato é revelado, e mais: ele tem cerca de doze irmãozinhos, todos também usando monóculo.













CLIPES - ABERTURA 


Fonte: Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário