FlashBackMania Web Radio

sábado, 12 de maio de 2012

CURIOSIDADES DOS ANOS 80: Crianças brincando com armas laser



Crianças brincando com armas laser. Se você lembra, agradeça por ter vivido nos anos 80.

Você lembra da incrível animação japonesa dos anos 80: Zillion.

Lembro que Zillion causou muito alvoroço quando foi lançado. Não era comum na época vermos desenhos japoneses na Rede Globo, muito menos aos domingos pela manhã, “horário nobre” das animações, já que o SBT passava o sucesso Ducktales no mesmo horário.

Zillion mexeu com a cabeça das crianças, principalmente os garotos, por ter um elemento que todo mundo já sonhou em usar: ARMAS LASER!!! E isso não foi por acaso. No final dos anos 80 a Sega tinha acabado de lançar o Master System, console de videogames que revolucionou o mercado e trazia alguns acessórios incríveis (vendidos separadamente) como óculos 3D e uma pistola que você ligava no lugar do controle e literalmente atirava em tudo que aparecia na tela. Utilizando esse recurso a Sega lançou o jogo para Master System de Zillion e também um pack para brincar de tiro na vida real, que consistia em duas pistolas laser e dois sensores que “marcavam” os tiros recebidos. Era uma espécie de paintball tecnológico e isso enlouqueceu muita gente.

A Sega então encomendou a um estúdio de animação uma temporada do anime Zillion, que serviu para divulgar os brinquedos em todo o mundo. Na série os humanos vivem em outro planeta – provavelmente uma colônia – em um futuro muito distante. Quando começam a ser atacados pelos Nozas, os humanos encontram três pistolas com um poder de destruição enorme e formam a força-tarefa Zillion para enfrentar seus inimigos.

Devido a um desentendimento entre a Sega e o estúdio que a produzia, a série foi interrompida precocemente ao final da primeira temporada. Aqui no Brasil, como era de praxe, foi muito complicado acompanhar a série devido a mudanças de horário e desrespeito com a cronologia.






Zillion, chamado de Akai Kōdan Jirion (literalmente Projétil de Luz Vermelha Zillion) no Japão, é um anime de grande sucesso nos anos 80, tendo sido produzido inicialmente para ajudar na divulgação e vendas dos brinquedos e jogos da SEGA.

Entre eles estavam os jogos para o console Master System, na época uma revolução em termos de videogame. Existia um brinquedo que vinha com uma pistola (a Light Phaser) e um sensor eletrônico, igual ao dos personagens de Zillion. Era um tipo de Paintball eletrônico.

A partir daí a SEGA começou a investir mais nestes personagens e resolveu criar um anime. Para isso fizeram um contrato com a Tatsunoko Productions e formaram então a equipe que criou e deu forma a série Zillion.

A série estreou no Japão no dia 12 de abril de 1987, na Nippon Television. No prêmio anual "Atom", o desenho recebeu diversos prêmios, entre eles melhor obra e melhores personagens Masculino e Feminino (J.J e Apple respectivamente). O final da série foi ao ar no dia 13 de dezembro de 1987.

No Brasil a série começou a ser exibida pela Rede Globo nas manhãs de domingo e o capítulo final chegou a ser exibido às 5 horas da manhã no Reveillon de1994. Por causa disso pouca gente assistiu ao final. Zillion também foi exibido pela Rede Gazeta, no extinto programa "Gazetinha".

Foram lançados dois jogos baseados na série, ambos para o Sega Master System.

HISTÓRIA

A história do anime se passa no ano 2387. O planeta Maris é considerado uma Segunda Terra, onde há uma grande colônia de seres humanos. Neste ano Maris é invadida pelo império Noza que inicia um violento ataque aos habitantes do planeta. O objetivo dos Nozas é usar o planeta para perpetuar a espécie antes que a última geração pereça.

Mas a situação começa a mudar quando são encontradas três pistolas com alto poder de fogo. Estas pistolas recebem o nome de Zillion. É formada uma equipe especial com três agentes de elite que terão a missão de enfrentar os Nozas.

A equipe conta com Champ, Apple e J.J., Dable (Dave), Emi (Amy) e o robô Bongo (Opa-Opa, personagem do jogo Fantasy Zone da Sega). O esquadrão liderado pelo chefe Gordon (Gord) recebe o nome de White Knights . O império Noza era comandado pela rainha Adamis (Admiss) e pelo Barão Ricks.

O FINAL PRECOCE

Na verdade a série não deveria ter acabado tão cedo. O que aconteceu foi que houve uma briga entre a Sega e a Tatsunoko e então o contrato se fechou, tanto que no final a história acaba meio que sem sentido.

No final quando os White Knights derrotam os Nozas, as Zillions não deveriam ter ido embora. Na verdade elas iriam para o lugar onde os seres superiores estavam (aqueles que haviam enviado a Zillion), e ai se iniciaria uma 2° temporada do desenho. Porém como o contrato acabou eles tiveram que encerrar completamente o projeto Zillion, mas depois disso, a Tatsunoko em virtude dos fãs fez um OVA (Original Video Animation) para presenteá-los. Infelizmente a animação não foi exibida no Brasil, mas é possível encontrá-la em alguns sites de fãs.

LIGHT PHASERS

Os Light Phasers que os personagens usam se parecem com as armas de luz do Master System, e das Quasar/Q-zar de uma linha de brinquedos criadas também pela Sega.

Os Light Phasers foram melhorados no meio da série, mas o motivo principal foi a retirada do patrocínio da Sega. Como as Light Phasers eram muito parecidas com as suas, elas tiveram que ser mudadas

PERSONAGENS

J.J. - Pode ser considerado o personagem principal da série. Gosta muito de comer, criar problemas, é louco por mulheres e se mete em muitas encrencas por causa disso. Existe uma relação misteriosa entre J.J. e o verdadeiro poder da Zillion.
Champ - É um personagem vaidoso, um perito atirador que usa uma Zillion convertida em rifle. É muito confiante, muda de sério para brincalhão em instantes e nunca erra um tiro.
Tem o hobby de fazer tricô, onde em um episódio ele é imitado pelo robô Bongo. Tem uma rixa pessoal com um dos andróides (Feminina).
Apple - Membro de ataque da White Nuts. Dotada de belíssimos atributos femininos e uma excelente combatente. Apesar de estar sempre brigando com J.J., por causa das cantadas e mãos bobas dele. Nas brigas de J.J e Champ, é ela quem acaba reconciliando os dois.
Barão Ricks - General-comandante dos Nozas. Ao presenciar muitas derrotas de soldados Nozas pela White Knights, acaba desenvolvendo grande interesse pelas capacidades do grupo, especialmente pelas habilidades de J.J.

Dable/Dave - Mecânico, engenheiro e "faz tudo". Foi quem projetou e construiu o Tricharger - a moto que se transforma em armadura - usada pelos White Knights. Pilota também o transportador espacial.
Comandante Gordon/Gord - Chefe de operações dos White Knights. Apesar de tentar seguir os regulamentos, sabe que nem sempre as regras são válidas para as missões do White Knights. Ainda mais com J.J. na equipe!
Amy/Emi - Secretária do Sr. Gordon. Cuida de toda a papelada dos White Knights e faz um café horrível!
Bongo/Opa-Opa - Mascote do grupo construído por Dave. No fim da série ganha uma companheira também construída por Dave.
Adamis/Admiss - Rainha dos Nozas. Tudo o que quer é um planeta em que seus filhos possam viver em paz e dar continuidade à raça dos Nozas. Não pensou duas vezes antes de usar a força para tal fim.


LISTA DE EPISÓDIOS

01 O Meu Nome é J.J.
02 O Cerco a Glória
03 A Chance é de 0.1 Segundos!
04 A Cilada dos Ninjas 
05 A Rebeldia de Apple
06 Tricharger em Ação
07 A Batalha Decisiva: J.J. e Ricks
08 Destrua a Fortaleza no Fundo do Mar
09 O Roubo da Zillion
10 O Contra-ataque de Ricks
11 A Ressureição do Novo Zillion
12 A Arma Tríplice
13 A Única Chance
14 Campo de Batalha Nightingale
15 A Vida ou a Morte I
16 A Vida ou a Morte II
17 A Busca de J.J.
18 O Desafio dos Nozas
19 O Níquel Fatal
20 A Desilusão
21 O Franco-atirador
22 Vitória Inesperada
23 Bio-arma Diabólica
24 Guerreiro Bongo
25 Apple, a Fugitiva
26 A Vingança do Demônio
27 O Sanguinário
28 A Misteriosa Força de Zillion
29 A Morte de Ricks
30 O Transtorno do Planeta Maris
31 A Chama da Vitória

MÚSICAS

Tema de Abertura
Pure Stone (Risa Yuuki)Tema de Encerramento
Push! (Risa Yuuki)Trilhas Sonoras Instrumentais
Noza - The Terminator (Ataque dos Nozas)
A Likable Fellow (White Knights em ação)Outras
Rock Candy (Risa Yuuki)

EQUIPE TÉCNICA

Tsunehisa Ito - criação e roteiros
Jun Irie - música
Mizuho Nishikubo - direção geral.

DUBLADORES

Personagem  / Português
Narrador: Nair Silva
J.J.: Carlos Laranjeira
Apple: Neusa Maria Faro
Champ: Eduardo Camarão
Amy: Christina Rodrigues
Dable: Ricardo Medrado
Comandante Gordon: Jorge Pires
Barão Ricks: Mário Vilela
Rainha Adamis: Nair Silva

JOGOS

Foram lançados dois jogos baseados na série, ambos para o Sega Master System.Zillion.

Game de ação similar no modo de jogo a Metroid e Impossible Mission Zillion II: The Triformarion.

Lançado em 1987. O personagem possui uma armadura mecha que se transforma em uma moto.

Opa-opa, um dos personagens secundários do anime, ganhou a sua própria linha de jogos, a Fantasy Zone (que ainda é produzida hoje em dia).

 

 

 

 

 

 

 

 

CLIPES



















Fonte: You Tube, Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário