FlashBackMania Web Radio

terça-feira, 1 de maio de 2012

One [instrumental] 1992 - U2






"One" é uma canção da banda de rock irlandesa U2. É tanto a terceira canção como o terceiro single do álbum de "Achtung Baby", sendo lançado como single em 2 de fevereiro de 1992. Durante a gravação de Achtung Baby, o conflito surgiu entre os membros da banda sobre a direção do som do U2 e qualidade de seu material. As tensões quase levaram a banda a se separar, até que o guitarrista The Edge compôs uma progressão de acordes que inspirou o grupo a improvisar a música. A mistura da música foi trabalhada durante o resto das sessões do álbum. A letra, escrita pelo vocalista Bono, descreve as lutas para manter relações com os outros, mas têm sido interpretada de outras maneiras.

"One" foi lançada como uma canção de caridade, com os rendimentos que vão para a investigação de portadores de AIDS. A canção alcançou a #7 posição no UK Singles Chart, e #10 posição no Billboard Hot 100. Também liderou na Hot Mainstream Rock Tracks e Alternative Songs. Na promoção da música a banda teve vários vídeos de música filmados, embora não estivessem satisfeitos até que o terceiro vídeo fosse criado.

 

A canção já foi aclamada como uma das maiores canções de todos os tempos, e é presença constante nas pesquisas de ouvinte e crítico. A canção foi interpretada pelo U2 em cada um de seus shows desde a estréia ao vivo da canção em 1992, e já apareceu em muitas das bandas de filmes-concerto. Em um cenário vivo, "One" é frequentemente utilizado pela banda para promoção dos direitos humanos e causas de justiça social. A música dá o seu homônimo de organização de caridade de Bono, a One Campaign. Em 2006 a banda regravou a música como parte de um dueto com a cantora R&B estadounidense Mary J. Blige.

Foi nomeada a #36ª maior canção pela Rolling Stone na sua lista das 500 maiores canções de todos os tempos.

A composição da canção ajudou a aliviar tensões entre os membros da banda durante as turbulentas sessões de gravação para "Achtung Baby". A canção é usada no filme "Um Homem de Família", em 2000.




Fonte: Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário