FlashBackMania Web Radio

sábado, 19 de maio de 2012

BRINCADEIRAS DE ANTIGAMENTE




Algumas brincadeiras

 
ELÁSTICO: Era febre e até na escola na hora do intervalo as meninas brincavam de elástico! À medida que as meninas conseguiam passar as fases, ficava mais difícil até tentar pular com o elástico na cabeça.

AMARELINHA: Céu e inferno, quem conseguia passar as casinhas enumeradas sem colocar os dois pés no chão ganhava.

PASSA ANEL: Feita entre as meninas, era colocado um anel entre as mãos e passava-se a mão dentro da mão fechada das outras crianças e tinham que adivinhar com quem anel estava.

LENGA LAENGA: "Lenga, Laenga, Lagosta, Lagoê!"...Lembram-se dessa?

SALADA MISTA: "Pêra, Uva, Maçã ou Salada Mista"? Uma menina era escolhida para perguntar e outra para escolher, com os olhos fechados se era esse ou aquele e quado a garota dizia "SIM" teria de esolher pêra, uva, maçã ou salada mista.

STOP: Um papel e uma caneta...era simples...bastava no papel escrever as categorias: atriz/ator, cantor, cigarro, carros, frutas, novelas, animal, CEP e outros e cada rodada falávamos: STOP! e a letra do alfabeto era escolhida.

ESCONDE-ESCONDE: Uma criança começava a contar com os olhos fechados enquanto as outras se escondiam...depois quem contava tinha que procurar e achar as outras que estavam escondidas.

PEGA-PEGA: Outra brincadeira onde uma criança tinha que tentar pegar as outras que correm para não serem pegas.

BOLINHA DE GUDE: A paixão de muitos meninos...alguns tinham coleção de bolinhas.

QUEIMADA: dois times, dois campos...um tinha que tentar "queimar" o outro de outro time jogando uma bolinha geralmente feita de meia, o time que "queimasse" mais pessoas ganhava.

"Salvação" ou "Polícia e ladrão"Fazia-se um círculo grande no chão, dividia-se as crianças em dois grupos, o que iria pegar e o que iria fugir, aqueles que fossem pegos eram colocados dentro do círculo mas se uma das crianças que estavam fugindo conseguisse passar por dentro do círculo sem ser pega, libertava todos os que ja tinham sido presos.

Caça ao tesouro / Quente ou Frio / Esconder o objetoUm fica responsável em esconder um determinado objeto.

Todos os participantes do jogo, a seguir, iniciam a procura do objeto escondido. Todas as vezes que os participantes se aproximam do objeto, quem o escondeu diz: MORNO! MORNO! e todas as vezes que se afastam diz: FRIO! FRIO!

Assim que se aproximam bastante, dirá QUENTE! QUENTE! e se chegarem mais perto ainda dirá ESTÁ ESQUENTANDO! e quando encontrarem dirá FOGO!!! O mesmo jogo pode ser feito, substituindo um objeto e alternando o responsável em esconder o objeto.

A Dança das Cadeiras Organizavam-se duas filas de cadeiras, uma cadeira a menos do total de participantes. As cadeiras são ajuntadas em duas fileiras, encosto com encosto. No início do jogo, todos os participantes se encontram sentados e tão logo o responsável iniciava uma música todos se levantavam e começavam a circular ao redor das cadeiras. No momento em que a música parasse todos deveriam procurar uma cadeira vazia e sentar-se. E sempre um ficava sem cadeira... Então este saia da brincadeira... Tirava-se mais uma cadeira e dava continuidade a brincadeira. Vencia aquele que ficar para o final.

Cabo de guerraEssa brincadeira funciona assim, tem o número de pessoas do lado e um número de pessoas do outro lado da corda, o objetivo da brincadeira é conseguir derrubar o adversário e passar da fita que geralmente é Branca ou Vermelha, quem conseguir ultrapassar será o grande vencedor da brincadeira.

Telefone sem fioUma brincadeira muito divertida. Uma criança falava uma frase curta no ouvido da outra. E uma ia passando para outra o que ouvia. A última criança tinha que falar o que ouviu. As vezes o que saia lá no final da fila não tinha nada a ver com o que foi falado para o primeiro. Essa brincadeira quanto mais crianças tiver, melhor e mais engraçado fica!

Três-Três passará Duas crianças davam as mãos, uma de frente com a outra. Formava-se uma fila de crianças onde elas passavam debaixo das mãos das que estavam juntas. E cantavam: "tr~es,três passará, derradeiro ficará. timbom baqueiro,timbom baqueiro dá licença eu passar , com meus filhos pequeninos para casa de sinhá , se não for o da frente, pode ser o de trás. 3 vezes, o último que ficar. As portas estão abertas, janelas estão fechadas... Passa o batalhão que eu já vou feeeechar".
Quem ficasse "preso" entre os braços das crianças de mãos dadas tinha que escolher ficar do lado de uma delas. - Garfo ou colher??? Nossa, eu adorava essa brincadeira! Era uma das minha preferidas.

Brincadeira das SílabasA brincadeira das sílabas é assim uma pessoa da início ao jogo, falando uma palavra por ex: ba-na-na, a última sílaba foi NA, não foi? Então o outro jogador fala uma palavra qu começe com a sílaba NA e assim continua mais tem uma regra, não se pode repitir palavras nem falar palavra que terminem com CH por ex: bochecha não tem nenhuma palavra que começe com essa sílaba!














Nenhum comentário:

Postar um comentário